Estudantes recebem medalhas por desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

quinta-feira | 10/10/2019

Nessa terça-feira (8), o auditório da Escola Neuza Freitas Sá foi palco  de muita alegria durante a premiação dos estudantes destaques na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2019.

O Eusébio  alcançou a marca de 31 medalhas conquistadas: 13 de ouro, 7 de prata e  11 de bronze. Número que reflete o significativo crescimento dos índices educacionais nos últimos anos. Em 2018, foram 21 medalhistas e na  edição 2017, 14. Mas, desde 2013, os estudantes da rede municipal apresentam bons resultados na avaliação nacional.

Para o prefeito  Acilon Gonçalves, o resultado é fruto de uma educação voltada a educação  e proteção integral dos alunos. “A cidade entendeu o nosso modelo educacional, um modelo educacional que protege, educa para a vida e  educa pedagogicamente. São esses os três graus que compõem o conjunto da nossa educação. Hoje, nós temos cerca de dois mil alunos de outras  cidades que escolheram voluntariamente estudar aqui e, dentro das nossas possibilidades de acolhimento, nós também os acolhemos”, completa.

Durante  a solenidade a secretária de Educação, Goretti Frota, ressaltou a  importância de premiar os estudantes. “Quero deixar aqui o meu reconhecimento aos alunos e agradecimento aos pais de cada um, pois  sabemos que o acompanhamento dentro de casa resulta em momentos como esse. É importante reconhecer, premiar e valorizar as conquistas dos  nossos estudantes. Nosso intuito é proporcionar novas premiações até o fim do ano”, ressalta.

Escolas em destaque

No ranking municipal, a Escola Josefa Sá, no Urucunema, ficou em  primeiro lugar com 8 medalhas de ouro e uma de prata. A segunda colocada  foi a Escola Izídio José Campina, da Tamatanduba, com 2 medalhas de  ouro e 8 de bronze. Em terceiro aparece a Escola Erotides Melo Lima, no  Centro, com 1 medalha de ouro, 3 de prata e 1 de bronze. No quarto  lugar, a Escola Neusa de Freitas Sá conquistou 1 medalha de ouro e 1 de  prata. E a quinta colocação ficou a Escola Elisbão Pio, com 1 medalha de  ouro e a sexta colocação ficou com a Escola da Lagoinha, com 2 medalhas  de prata e 2 de bronze.

Pela primeira vez, o Eusébio teve alunos  pré-selecionados para o processo seletivo de formação das equipes que  representarão o Brasil em olimpíadas internacionais em 2020, são eles:  Vitor Gabriel Gomes Mendonça, da Escola Elisbão Pio, tendo como  professor representante na OBA, Lyeghyna Karla Andrade Machado;  Gabrielly Vitoria de Araújo, Pedro Henrique Barbosa da Silva Azevedo e  Rodrigo Procknov Filho, todos da Escola Josefa Sá, tendo como professora  Alynne da Silva Rocha. Eles passarão por uma série de provas e os  classificados para compor a seleção brasileira só serão conhecidos no  próximo ano.