Eusébio: 33 anos de uma bela história de lutas e glórias

terça-feira | 23/06/2020

“Há 33 anos, nos arredores de Fortaleza surgiu no cantinho do Ceará uma luz com riquezas que em nenhum outro lugar há”. Belas palavras do poeta para anunciar seu amor por essa terra tão próspera e de povo acolhedor. Urbana e ao mesmo tempo rural, esse torrão bendito de meu Deus chegou devagarinho para ocupar seu lugar de destaque,conquistado por merecimento, pelo trabalho árduo do seu povo trabalhador. Eusébio, Eusébio, teu povo te consagrou!

Antes mesmo dos descobrimento português, as terras entre Aquiraz e Messejana ou entre os rios Pacoti e Coaçu eram habitadas pelos índios potyguara e outras tribos pertencentes ao tronco tupi como os jenipapo-kanyndé. Com a chegada dos europeus, religiosos e militares portugueses, vieram habitar a região para catequizar os nativos e impedi-los de comercializar com outros povos europeus.

A comunidade portuguesa se estabeleceu na região nas primeiras décadas do Século XVII, e foi nesse período que surgiu a casa de um senhor chamado Eusébio, que ficava entre a atual Praça 23 de julho e o Polo de Lazer. Ele era um criador e comerciante de animais. Local virou um ponto de parada e descanso para os comboieiros que vinham de Beberibe, Cascavel e Baixinha, para venderem gêneros alimentícios em Fortaleza, mais precisamente na estação de bonde. Talvez daí surgiu o nome da localidade Eusébio, como ponto de paragem e entreposto de mercadorias.

Em 1933 quando passou a ser distrito de Aquiraz, assumiu o nome de Eusébio de Queiroz.Mas em 1938 voltou a chamar-se apenas Eusébio. A localidade foi caminhado de forma pacata pelos anos futuros, com sua economia baseada na agricultura, pequeno comércio e pesca às margens dos rios, e lagoas espalhadas por seu território. Até que nos anos 80, começaram a ser instaladas as primeiras industrias.

A pujante economia acelerou o processo de emancipação que aconteceu em 1987, após três plebiscitos. Enfim, o sonho de liberdade, que em teu seio cedo brotou, foi conquistado com muita luta e vigor! Em 23 de junho, uma grande luz brilhou. Eusébio, foi teu povo que te emancipou!

A meio caminho do litoral leste e da Capital, Eusébio por anos seguidos foi considerada cidade dormitório. Muitas pessoas que aqui moravam trabalhavam ou na capital ou em cidade próximas, mas com o grande desenvolvimento ocorrido, a chegada de novos negócios consolidou sua economia e fortaleceu seu mercado de trabalho, tornando-se assim um dos esteios da economia cearense. Assim, a terra por Deus abençoada, com as belezas de um paraíso, progrediu rica, forte e guerreira, mas sempre hospitaleira, a avançar.

A pujança de seu povo vem retratada em tantas conquistas que fizeram o município referência não só para o Ceará, mas para o país. Seu pioneirismo, seus projetos estruturantes, suas políticas públicas sociais hoje são copiadas e exaltadas. E isso tudo só foi possível pelo apoio do povo eusebiense. Anos seguidos de políticas continuadas e acertadas proporcionaram projetos exitosos e cobiçados por outras cidades. Pois quem não deseja para sua cidade, projetos que beneficiem a todos, sem distinção?

Como não lembrar do Tempo Integral nas escolas, referência no Ceará? Seu sistema de saúde descentralizado e mais próximo das comunidades? Um transporte coletivo com tarifa zero? O maior projeto municipal de distribuição de renda para famílias carentes? Uma secretaria de segurança municipal, a primeira do Ceará? O trabalho de resgate de pessoas das drogas, referência nacional? Uma cultura descentralizada que leva a todos a possibilidade de viver e fazer arte? Esporte com suas várias modalidades para todos? Cursos e capacitações, colocações no mercado de trabalho? Estrutura urbana sempre com melhorias? Praças, quadras esportivas, campos disseminando a cultura da saúde?

São muitas vertentes que elevam o Eusébio. Seja no passado, no presente ou no futuro, a certeza é que o Eusébio sempre avançará, pois a glória do teu povo é lutar! E como diz o nosso belo hino,temos que nos orgulhar desse belo lugar e anunciar em plenos pulmões: Eusébio, Eusébio, teu povo de consagrou! Eusébio, Eusébio, serás sempre meu amor!

Fonte: História (Wikipédia)