Eusébio abre a 5ª Semana do Bebê

terça-feira | 10/05/2016

A Prefeitura de Eusébio abriu nesta segunda-feira, dia 9, a 5ª Semana do Bebê, no auditório da Escola Neusa Freitas de Sá. O evento contou com a presença do prefeito Júnior que ministrou uma palestra sobre o tema da semana: “Sou responsável por você: criança”. Representantes de todas as secretarias participaram da atividade, que prossegue com uma extensa programação durante a semana.

Durante a abertura do evento, foi anunciado o nascimento do primeiro bebê por parto normal no Eusébio. Trata-se de José Lourenço, que nasceu na manhã desta segunda-feira, no Hospital Municipal Amadeu Sá. Na sexta-feira, no encerramento da Semana, ele será coroado como “Sua Majestade o Bebê de 2016”.

Estiveram presentes os secretários: Ivonilde Santos (Educação), Goretti Martins (Desenvolvimento Social), Léo Abreu (Cultura e Turismo), Gerda Ferreira (Esporte e Juventude), os vereadores Michel Chokito e Tarcísio da Cultura, a presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, Maria do Carmo Santos e Ana Vitória, “Sua Majestade o Bebê de 2015”, acompanhada de sua mãe, Ângela.

A presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA), Maria do Carmo Santos (Carmosa) disse que o município de Eusébio dá passos largos com relação aos outros municípios no que se refere aos cuidados com a primeira infância, “apesar do selo Unicef incentivar que os municípios façam a semana do bebê, para nós, isso não é exigência, é uma satisfação. Tanto isso é verdade que desde 2012 é lei em nosso município que toda segunda semana de maio é dedicada a semana do bebê. Isso não quer dizer que no restante do ano nós esqueçamos os bebês, mas é uma semana que se dá mais ênfase para que nossa cidade, nossa sociedade possa ver o que é que o município está fazendo de políticas públicas por essas crianças. E o município cuida dessas crianças desde a gestação, e incentiva as mães a fazerem o pré-natal e a cuidarem de seus bebês”, frisou.

Em seguida, foi dada a palavra ao prefeito Júnior que abordou a temática da campanha em uma palestra aos presentes. “Essa é uma semana muito feliz que o nosso município tem, pois dá oportunidade de mostrar todas as atividades que temos voltadas para o crescimento e desenvolvimento das crianças que nascem no Eusébio. Esse tema é muito interessante. Você ser responsável por uma criança em palavras é uma coisa, em atitudes é uma responsabilidade muito grande. Vou falar sobre dois temas que são atinentes a essa responsabilidade pelas crianças – eventos adversos na infância e autoestima”.

Segundo ele, evento adverso na infância é algo muito importante para o crescimento e desenvolvimento da pessoa. “Existe um estudo de Harvard, que diz que esse tema é responsável por tudo que acontece na vida adulta da pessoa, seja no comportamento, convivência, saúde, sucesso. Pode ocorrer uma única vez, mas que causa um forte impacto na pessoa,” observou.

O prefeito deu exemplos que acontecimentos que podem ocasionar traumas na pessoa, oriundas dos pais, como correções em público ou as chamadas “pancadinhas” que não doem, em forma de acusações e comparações. “Existe um estudo comparado entre pessoas que sofreram eventos adversos na infância e outras que não sofreram. No primeiro grupo ficou comprovado, que as pessoas adoeciam mais de câncer, não tinham sucesso profissional, não tinham amigos e não eram pessoas felizes. Isso tudo porque um evento ocasionado pelos pais na infância determinou o que o filho seria no futuro”, frisou.

Ele destacou que até mesmo uma inocente música, como ‘Nana neném, que a cuca vem pegar. Papai foi pra roça, mamãe foi passear’, pode deixar na criança um sentimento de abandono e de vulnerabilidade, pois os pais a deixaram a mercê do perigo. “É uma pancadinha que não dói, mas que deixa marcas indeléveis na pessoa”, pontuou.

O outro tema destacado pelo gestor foi à autoestima. “A autoestima é diretamente proporcional à quantidade de amor que a criança recebeu. Ela é formada até os 12 anos de idade. Se até essa idade você não foi capaz de dar o amor suficiente à criança, você não terá mais como mudar a personalidade do seu filho. Eu pergunto: o seu filho está sendo criado para ser vencedor ou não? Seu filho foi criado para prosperar ou não. Para ser protagonista? Para ter sucesso? Se você quer tudo isso para seu filho dê autoestima a ele”, asseverou.

O prefeito destacou os cinco pilares da autoestima – Valor, Capacidade, Merecimento, Pertencimento e Responsabilidade, abordando cada um dos temas. No final da reflexão, o prefeito observou o quanto é importante a autoavaliação. O quanto podemos ser melhores do que somos para sermos também a mudança que o Brasil precisa. “Porque é nesse momento que deixamos de crer que a culpa está no outro, está em Brasília, está nos políticos, mas está em nós. Só conseguiremos mudar o Brasil quando agente começar a mudança dentro de nossa casa. Afinal, cada um de nós, é responsável por tudo aquilo que acontece na nossa vida”, finalizou.

Em seguida, aconteceu uma apresentação dos alunos da Escola de Ensino Infantil Edmilson Pinheiro que apresentaram a música “A sopa do Neném.”