Eusébio abre a Semana do Bebê 2019

terça-feira | 07/05/2019

A Prefeitura de Eusébio, através de suas secretarias articuladas, abriu nesta segunda-feira (06), a Semana do Bebê 2019. O evento foi realizado no auditório da Escola Neusa de Freitas Sá e contou com a presença do prefeito Acilon Gonçalves e da primeira-dama, Marta Gonçalves. A programação deste ano traz como tema a “Importância dos primeiros 1000 dias para o desenvolvimento seguro do bebê”. A atividade foi conduzida pelo aluno da Escola Paulo Sá e integrante do programa Rádio Escola, Anderson. Durante a semana serão realizadas atividades nos equipamentos públicos voltados para a o tema da Semana.

A abertura do evento foi realizada pelo coral da Escola Josefa Sá que entoou o Hino Nacional e o Hino de Eusébio e logo depois um “pout pourri” de músicas de ninar. Em sua fala inicial, o prefeito Acilon Gonçalves destacou que nos mil dias após o nascimento ocorre uma sequência de fases no desenvolvimento da criança. “Nesse período atuamos de forma mais direta com acompanhamento do bebê e da mãe. Cuidamos da mulher desde o início da gravidez, com pré-natais e exames para que ela possa optar pelo parto normal, que é a melhor opção para ela e para o bebê. Nesse período de acompanhamento, se o parto for considerado de risco, a mãe é encaminhada para o pré-natal de alto risco”, ressaltou.

Ele destacou que uma confirmação de que o Eusébio realiza pari-passo esse acompanhamento do desenvolvimento infantil é que durante o dia D da vacinação no sábado passado, a maioria das crianças estava com a caderneta de vacina em dia. “Trabalhamos para que tenhamos crianças sadias, pois isso vem ser primordial para que em sua vida toda possa ter saúde plena em todas as fases da vida. Por isso parabenizo a todos os profissionais e colaboradores quer realizam esse trabalho de cuidado com nossas crianças e gestantes”, concluiu.

Logo em seguida as crianças do CEI Francisco José apresentaram uma dança com a música “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. O evento teve continuidade com a palestra sobre Introdução Alimentar, “Quanto, quando e como”. Durante o dia ocorreram em escolas do município palestra com profissionais do NASF: “A importância da Amamentação para o Bebê e para a Mãe”, Rodas de conversa com Gestantes sobre Saúde e Higiene; Prevenção de Acidentes a Peculiaridade e o teste de prevenção.

No Hospital Municipal, a equipe já está mobilizada à espera do Bebê Majestade. É que a cada ano, o primeiro bebê que nasce em parto normal no município durante a Semana do Bebê, é considerado o Bebê Majestade, que recebe no encerramento da campanha, o cetro, coroa, faixa e a simbolicamente a chave da cidade, além de presentes. O bebê real é o símbolo da Semana do Bebê e um incentivo ao parto normal.