Eusébio abre comemorações da Semana da Pátria com desfiles cívicos no Santo Antônio e Jabuti

quarta-feira | 04/09/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, abriu nesta quarta-feira (04) as comemorações da Semana da Pátria com desfiles cívicos nos bairros Santo Antônio e Jabuti. Tendo como tema; “A Liberdade da Cidade depende da Liberdade do seu povo”, cada escola levou para as ruas, pelotões caracterizados. Os alunos também apresentaram os projetos realizados nas unidades, referentes ao meio ambiente, incentivo à leitura, esporte, entre outros.

No Santo Antônio, os alunos chegaram cedo à Praça do bairro, onde aconteceu a concentração. O desfile começou por volta de 8h30 e percorreu as ruas Domingos Sávio, Nova Assunção, Santo Antônio e Travessa Nova, quando aconteceu a solenidade de encerramento. Participaram do desfile, o Centro de Educação Infantil Maria Tavares; as Escolas Moacir Ferreira e Evandro Ayres de Moura e a Casa do Idoso. Além das bandas de percussão convidadas, como a da Escola Neusa de Freitas Sá e Mário Sales, participou também a banda da Escola Evandro Ayres de Moura. No total, o momento cívico contou com cerca de 780 pessoas.

No encerramento, falaram os vereadores Cira, Ednardo e Dadá, que saudaram os alunos, destacando a importância do patriotismo e do amor ao país. A secretária Goretti Frota parabenizou os alunos pela organização no desfile e os professores, gestores e técnicos pelo empenho em proporcionar momentos de emoção e de beleza para a população do Santo Antônio.

O prefeito Acilon Gonçalves ressaltou os temas trazidos pelos alunos no desfile destacando o principal: A Liberdade da Cidade depende da Liberdade do seu povo, que foi retratado por cada escola de forma especial. “Meu sentimento hoje é de gratidão. Gratidão a todos os profissionais da Educação, aos alunos e principalmente aos pais e mães, que incentivaram os filhos a fazer esse belo desfile. Portanto pessoal, tudo isso que vimos aqui, que com certeza veremos nos outros desfiles, é o retrato do que se pratica na Educação de nosso município. Uma educação com sentimento humano que vem se traduzindo em beleza e em conteúdo. Todos aqui merecem o meu muito obrigado e que o dia 7 de setembro, o dia da liberdade, continue pairando em nossos corações e em nossas mentes”, enfatizou. O evento contou com a presença da primeira-dama Marta Gonçalves.

No período da tarde, o Desfile Cívico aconteceu no Bairro Jabuti, a partir das 15h30, com a participação das escolas Raul Tavares Cavalcante I; Raul Tavares Cavalcante II, Mário Sales, Polo de Atendimento à Juventude, Escola Estadual Francisca Linhares e a Casa do Idoso. Os pelotões foram acompanhados pelas bandas de percussão das Escolas Raul Tavares Cavalcante II e Mário Sales e pela banda convidada AGL Itaitinga, totalizando 1.744 participantes. O momento cívico percorreu o percurso entre a Escola Raul II e a Praça do Km 20.