Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3260-5145
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Eusébio abre inscrições para o curso de LIBRAS

sexta-feira | 17/05/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, iniciou as inscrições para o curso de Libras. O curso é gratuito e terá duração de três meses. Serão duas turmas. Uma às segundas-feiras, de 9 às 11 horas, para o público em geral; e a segunda turma às sextas feiras, também de 9 às 11 horas, para servidores públicos do município. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, a turma destinada aos servidores, é direcionada a todas as secretarias e o foco é facilitar os atendimentos de pessoas com deficiência auditiva.

Os interessados devem comparecer a sede do Núcleo de Artes, Educação e Cultura Aloísio Bruno (NAEC), de segunda a sexta-feira, de 8 às 20 horas e no sábado, de 8 ao meio dia, munidos de RG e ter idade a partir de 16 anos. O menor de 18 anos, deve comparecer ao NAEC com seu responsável legal para realizar a inscrição.

Libras é a sigla de Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes. Conforme o prefeito Acilon Gonçalves, aprender Libras é muito importante para manter a comunicação com deficientes, promover a inclusão e expor suas ideias para mais pessoas. “É por meio dessa ferramenta que milhares de pessoas portadoras de deficiência auditiva e de fala, conseguem se comunicar. Estamos proporcionando esse curso básico para que a inclusão se faça presente na administração pública, e o deficiente possa ter o atendimento que necessita sem maiores problemas”, frisou.

A técnica de Libras segue a configuração adotada pela mão e tem como resultado a posição dos dedos. É um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes. Tem sua origem baseada na linguagem de sinais francesa e é um dos conjuntos de sinais existentes no mundo inteiro com o propósito de realizar a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva.

Cada país tem a sua própria estrutura de linguagem, que pode variar inclusive de região para região, dependendo da cultura do local e das expressões e regionalismos utilizados na linguagem comum. Por isso, a Língua Brasileira de Sinais não funciona com a simples gestualização da língua portuguesa através do alfabeto. A comunicação ocorre por diferentes níveis linguísticos, através da interpretação e das relações entre os elementos que compõem uma frase.

Por isso, para se comunicar utilizando a Língua Brasileira de Sinais, além de conhecer os sinais, é preciso também conhecer as estruturas gramaticais para combinar as frases e estabelecer a comunicação de forma correta e eficaz.