Eusébio abre Semana da Pátria com desfiles cívicos no Jabuti e Santo Antônio

segunda-feira | 04/09/2017

O Eusébio abriu, na sexta-feira, 1º de setembro, as comemorações da Semana da Pátria no município com o desfile de escolas e órgãos públicos da localidade do Jabuti. Já nesta segunda-feira a programação aconteceu no bairro Santo Antônio. Com o tema “Brasil Sustentável”, as escolas apresentaram alas com temas relativos a natureza e a valores humanos, como a ética e a responsabilidade social.

No Jabuti, o desfile foi aberto pela Escola de Ensino Fundamental Raul Tavares I, que apresentou pelotões sobre o projeto “Vem Ler Comigo”, Peteca, Novo + Educação, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), e a sala de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no final, fez uma homenagem póstuma a professora Rachel, que atuava na Escola.

Em seguida, a Escola de Ensino Fundamental Raul Tavares II, que atende do 6º ao 9º ano cerca de 300 alunos, em tempo integral, fez sua apresentação aos presentes. Seu desfile contou com o pelotão de honra, fanfarra, educação física, projetos trabalhados, como Peteca, Vem Ler Comigo e Noções de Cidadania. A escola seguinte foi a Mário Sales, que atende 773 alunos, do 1º ao 9º ano. A unidade apresentou como tema “Eusébio, 30 anos com qualidade de vida e sustentabilidade”. A Mário Sales enalteceu o título de Escola Nota 10, recebida do governo do Estado este ano.

Apresentou, ainda, os projetos realizados na escola, como o + Paic, Peteca, Formação Humana e Cidadania, + Educação em Tempo Integral e sua Banda de Percussão. A apresentação seguinte foi do Polo de Atendimento à Juventude do Jabuti, coordenada por Ana Shirley de Oliveira, O Polo apresentou as modalidades que oferece as crianças, jovens e adultos da localidade, entre eles: Aeróbica, com o professor Norberto e Karatê. Em seguida a Fanfarra da escola Santa Clara fez uma apresentação especial.

A Escola Estadual de Ensino Profissional Francisca Linhares de Sousa, foi a seguinte. A Unidade por muito tempo ocupou salas da Escola Raul Tavares II e na gestão atual do Governador Camilo Santana ganhou sua sede própria. Seguiram, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos do Jabuti e a Banda da Escola Evandro Aires de Moura, campeã cearense de 2015

e vice em 2016, que é do bairro Santo Antônio, mas fez uma apresentação especial fechando o desfile. Apresentou-se também a Banda de Música do Município de Eusébio e a banda da escola Neusa de Freitas Sá.

A Secretária de Educação de Eusébio, Goretti Martins, parabenizou a todas as escolas participantes pelo exemplo de civismo apresentado, destacando que isso é fruto do trabalho realizado por cada diretora, coordenadora, professora, funcionário e aluno da rede municipal de ensino de Eusébio. “Agradeço ao nosso prefeito Acilon Gonçalves que não mede esforços para fazer o melhor pelo Eusébio e o carinho que tem pela educação. ”

O prefeito Acilon Gonçalves, fechando a solenidade, agradeceu a todos pelo desfile da sexta-feira. Ele elogiou a população por conservar a praça do Jabuti, entregue na gestão passada, que continua atendendo a toda a população.

“Iniciamos em 2005 uma revolução nessa cidade. E só se faz revolução através da educação. Durante os 12 anos que se seguiram, oito comigo e quatro com o Júnior e, ajudado pelos vereadores Nonato Xilito e Paulo César, durante esse tempo, implantamos uma educação voltada para a qualidade pedagógica. Implantamos o tempo integral, consolidado hoje como o maior percentual de alunos de tempo integral do Nordeste. E tudo isso, sem esquecer da qualidade voltada para a formação cidadã”, frisou.

Disse que neste ano de 2017 a prefeitura está buscando consolidar os avanços já conquistados, mas voltando a atenção maior para a educação infantil, formação humana e cidadã de crianças de zero a seis anos. O intuito é preparar esses alunos e os demais de 7 a 15 anos, para vencer e lutar contra aqueles que tentam desvirtuar o caminho reto que essas crianças tem que seguir. “Iremos dar um olhar todo especial para a parte física das escolas. Iremos nesses três anos e meio dar uma roupagem bonita às nossas escolas para que elas acompanhem a grande qualidade que os professores têm dado na parte pedagógica”, revelou.

Frisou que toda a luta tem como propósito buscar dar sustentabilidade ao Eusébio, para que o município mostre ao País, que todos podem ter direito a uma melhor qualidade de vida. “A sustentabilidade criada, acima de tudo, para dar condições de vida melhor para todos, com o direito de ir e vir com transporte gratuito, saúde de qualidade quando você precisa do atendimento, educação integral. Mas tudo isso só é possível porque existe engajamento entre a

administração e a população. Sem a participação de todos não é possível vencer. O nosso Eusébio precisa dar a lição para o Brasil que aqui temos sustentabilidade, qualidade de vida e todos os brasileiros precisam ter também esse direito”, finalizou.

SANTO ANTÔNIO

No segundo dia de desfiles cívicos, em comemoração a Semana da Pátria no Eusébio, desfilaram as escolas do bairro Santo Antonio. O evento contou com as presença do prefeito Acilon Gonçalves; da secretária de Educação, Goretti Martins; do secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu e dos vereadores, Cira Targino, Nildinho e Dadá, as escolas Evandro Ayres de Moura e Moacir Ferreira da Silva se apresentaram pelas ruas do bairro.

Participaram também o Polo de Atendimento a Juventude, a Fanfarra da Escola Raul Tavares II e a Banda de Música do Município, além de outros equipamentos da localidade. A programação desta segunda-feira no bairro Santo Antônio, começou às 8 horas, com concentração no Polo de Atendimento, reunindo as unidades educacionais da região, e após percorrer algumas vias da localidade as escolas se reuniram no Estádio Municipal.