Eusébio abriga indústria de alta tecnologia em produção de mudas

segunda-feira | 15/06/2015

Dentro da política de desenvolvimento sustentável, o município do Eusébio vem buscando atrair empresas que sigam esse propósito de baixo impacto ambiental e que desenvolvam produtos que ofereçam inovações tecnológicas. A exemplo disso, está sediada no município a empresa BioClone, que tem como objetivo oferecer alternativas para a superação da falta de alimentos com a produção de mudas saudáveis, resistentes a pragas e doenças, com alto padrão de qualidade, destinadas ao produtor rural.

A empresa foi fundada em 2008, por meio de processo de incubação junto à Embrapa Agroindústria Tropicale e chegou ao município em 2012. A BioClone tem produzido mudas em laboratório utilizando processo de clonagem – técnica de micropropagação in vitro -, que proporciona ao produtor rural a disponibilidade de mudas clonadas a partir da multiplicação rápida, em tempo e espaço reduzidos, mantendo a identidade genética do material propagado, melhorando a qualidade fitossanitária.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel, a BioClone é a primeira e única biofábrica existente no Ceará. Na época da sua implantação, a empresa tinha capacidade para produzir 500 mil mudas por ano. Atualmente, ela já atendeu, inclusive, o mercado externo, exportando mudas para Cabo Verde e Espanha. A expectativa é que a empresa alcance até 2016, toda sua capacidade de produção, que é de 5 milhões de mudas por ano.

Uma das ferramentas utilizadas na BioClone é o cultivo in vitro de mudas em Biorreatores de Imersão Temporária, inovação tecnológica que atua por meio de um sistema de garrafas plásticas interligadas por tubos de borracha, por onde as plantas recebem ar e solução nutritiva. Segundo o presidente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano, Celso Rodrigues, esta técnica permite acelerar o processo de multiplicação de plantas de interesse agronômico, melhorar sua uniformização na produção, gerando produtos isentos de pragas e doenças, reduzindo o custo total por muda, melhorando a qualidade das mudas, otimizando mão de obra e tempo de produção.

A empresa, que participou no início deste mês, da I Mostra Ambiental, Eusébio Verde, tem oferecido ao mercado do agronegócio mudas de bananeira, de abacaxizeiro, cana-de-açúcar, flores tropicais e, em breve, estará produzindo mudas hermafroditas de mamoeiro.

Segundo o prefeito Júnior, a BioClone é uma empresa de ponta na área de produção mudas de alto padrão de qualidade, que tem como meta alcançar o mercado do Agronegócio nacional. “A empresa se encaixa na nossa meta de abrir espaços em nossa cidade para empresas inovadoras e de baixo impacto ambiental que proporcionem também a geração de empregos de alta qualidade para nosso mercado de trabalho”, destaca o gestor.