Eusébio adota a partir de setembro sistema com aulas presenciais e à distância para conclusão do ano letivo de 2020

quinta-feira | 23/07/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação elaborou um calendário de retomadadas aulas de forma gradativa, com respeito a todas as normas sanitárias indicadas pelas autoridades de saúde, possibilitando assim que os alunos da rede municipal de ensino possam concluir o ano letivo de forma segura, garantindo que o ensino-aprendizagem não seja prejudicado.

Desde março passado que o Eusébio suspendeu as aulas presenciais em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Os alunos passaram a ter aulas online e os que não têm acesso à internet recebem as tarefas nas escolas e devolvem em prazo determinado.

Segundo a secretária de Educação de Eusébio, Goretti Frota, através desse sistema foi possível manter os alunos em atividades durante os meses de isolamento social. “Neste mês de agosto continuaremos com as aulas online, utilizando a plataforma online do Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado (Iteva), e fazendo a entrega do material pedagógico adquirido pelo município e asapostilas. Só queremos retornar as aulas presenciais quando nos sentirmos seguros com relação a minimização dos casos de Covid-19, garantindo assim o bem estar dos profissionais e dos alunos”, destacou.

Goretti pontua que a partir do mês de setembro, será adotado nas escolas municipais o ensino hibrido, isto é, com aula presenciais e a distância. Esse sistema transcorrerá até o final do ano. “Faremos um rodízio entre as turmas, para que seja respeitado o distanciamento social, evitarmos aglomerações e para seguirmos as demais medidas de segurança em todas as escolas”, frisa a secretária. Para o atendimento presencial, as escolas passarão por um processo de limpeza antes e depois das aulas, e disponibilizarão álcool gel e EPIs para os alunos que não possuírem, para o período das aulas.

Com relação ao ensino infantil, Goretti destaca que as creches até o Infantil 3, continuarão até o final do ano, com atendimento domiciliar e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) também terá aulas àdistância. O pensamento é termos o maior aproveitamento possível, nas condições que estão sendo permitidas. Mesmo nesse período, temos buscado atender nossos alunos, mantendo nossas equipes de prontidão e nossos projetos em execução mesmo à distância através de nossos departamentos como o Departamento de Apoio ao Estudante (DAE) e a Coordenação de Educação Física. O retorno tem sido positivo”, avalia.