Eusébio adota estratégia diferenciada para rastrear novos casos de Covid-19

terça-feira | 27/07/2021
A estratégia de ampliação da testagem tem sido fundamental para o monitoramento dos casos confirmados de Covid-19 no município (FOTO: © JOSE WAGNER/ GOV. DO CEARA)

A Prefeitura de Eusebio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já testou de março de 2020 até o último sábado (24), durante a pandemia do novo coronavírus, o equivalente a 42.82% da população residente no município, ou seja, 23.309 pessoas. Essa estratégia de ampliação da testagem com coleta descentralizada tem sido fundamental no monitoramento dos casos confirmados de Covid-19 nos diversos territórios. Mas a partir de agora o município adotará uma estratégia diferenciada para o rastreamento e diagnóstico de novos casos de Covid-19.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, embora tenha havido redução de casos nas últimas semanas, ainda há casos de Covid-19 sendo destacados em várias localidades, ou seja, a transmissão comunitária do vírus continua. Por isso, a partir desta semana será ampliada a testagem de Covid-19 dos comunicantes ou pessoas que tenham mantido contato com a pessoa infectada, observando um período de 3 a 5 dias, mesmo sem manifestação de sintomas. Isso para os casos positivos detectados em todo o território do município.

Ao mesmo tempo, as equipes de atenção primária revisarão os protocolos de monitoramento e acompanhamento dos pacientes com diagnóstico de Covid-19, buscando se antecipar à possíveis complicações destes casos. O prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, destaca o trabalho incansável de toda equipe da Secretaria de Saúde, na prevenção e enfrentamento da pandemia e reafirma que todos os eusebienses devem seguir as recomendações e as medidas preventivas, como: o uso de máscaras, uso de álcool 70%, distanciamento social para evitar aglomerações e a manutenção de hábitos de higiene pessoal.