Eusébio agora integra a Rota Turística das Falésias

terça-feira | 28/02/2023
A Rota das Falésias abre opções de destinos turísticos no Ceará. Foto: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), esteve reunida nesta segunda-feira (27) com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) da Região Metropolitana, da Result Consultoria e com dirigentes da Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (ADETURF) para tratar da inclusão do município de Eusébio na Rota das Falésias.

A Rota das Falésias abre opções de destinos turísticos no Ceará, incluindo as praias do Litoral Leste do Estado, de Fortaleza a Icapuí, passando pelos municípios de Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim e Aracati. “Durante a reunião, apresentamos o Projeto de Fortalecimento da Rota das Falésias e os benefícios previstos para cada um dos municípios participantes, como estratégia de desenvolvimento integrado”, disse Adriana Girão, turismóloga e representante da Result Consultoria.

Pedro Silva, Articulador do Sebrae/CE, destaca. “O município é fundamental na construção de um roteiro integrado com os demais municípios da rota, possuindo grandes atrativos culturais, gastronômicos, além de eventos de grande porte, elevam a capacidade de atração de turistas para toda a região”, disse.

Na ocasião, foi assinado o Termo de Compromisso entre o Sebrae, Prefeitura de Eusébio e a Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésia. O Termo inclui município de Eusébio, Pindoretama e Icapuí na Rota das Falésias. Segundo Tarcísio da Cultura, secretário de Cultura e Turismo de Eusébio. “A inclusão de Eusébio vai alavancar e fortalecer o nosso setor turístico. Nós temos o turismo gastronômico, o turismo esportivo e o turismo ecológico, que nós estamos fundamentando com o presidente da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano de Eusébio, Israel Araújo, para termos o maior centro turístico e ecológico do Ceará, que ficará no entorno da Lagoa da Precabura”, disse.

“Essa reunião foi só um ponta pé inicial para impulsionarmos o setor turístico da nossa cidade e trazer mais visitantes pra cá. A Paixão de Cristo é um dos eventos, que recebemos visitantes de outras cidades. Estamos fundamentando também o nosso Polo Gastronômico que ficará nas proximidades da Praça 23 de junho. Fiquem atentos que vem muita coisa boa para nossa cidade”, destacou Acilon Gonçalves, prefeito de Eusébio.

Participaram da reunião, o Prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves;  a chefe de Gabinete de Eusébio, Tamara Holanda; Tarcísio da Cultura, secretário de Cultura e Turismo de Eusébio; Adriana Girão/Result Consultoria; Mamede Rebouças/ADETURF; Rosana Lima, secretária de Turismo de Pindoretama; Pedro Junior, representante do Sebrae da Região Metropolitana; Raquel Dias, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Cascavel e Riana Jéssica Araújo, secretária de Turismo e Cultura de Icapuí.