Eusébio amplia projeto ‘Valores Humanos para a Educação Infantil’, em parceria com o Instituto Myra Eliane

sexta-feira | 02/02/2018

A parceria entre a Prefeitura do Eusébio e o Instituto Myra Eliane, iniciada no ano passado, terá continuidade neste ano com o acréscimo de mais seis escolas, totalizando 22 unidades beneficiadas com o projeto. Segundo a secretária de Educação de Eusébio, Goretti Martins, o projeto está levando “Valores Humanos para a Educação Infantil” aos 6 Centros de Educação Infantil (CEI) do Município e para as 16 escolas que oferecem o ensino infantil.

Desde o ano passado, 2.995 crianças foram beneficiadas com a implantação do conteúdo complementar na rede de Educação Infantil. Conforme a secretária Goretti Martins, o projeto veio somar ao trabalho já realizado pela prefeitura, reforçando os valores humanos junto as crianças na fase mais importante para sua formação, que é dos 0 aos 7 anos.

Segundo a professora Zuila Morais, coordenadora do projeto no Eusébio, o objetivo maior é que as crianças recebam no âmbito escolar amorosidade e atenção, que são fundamentais para a formação do indivíduo. Esse cuidado, observa, terá impactos na continuidade da vida escolar. “Quando a criança não recebe em casa, atenção e amor, há possibilidade de ela querer suprir a carência fazendo bullying para afetar a autoestima dos demais”, ressalta

Para a secretária de Educação, Goretti Martins, o trabalho deve englobar também os familiares. “Quando fomos procurados pelo Instituto Myra Eliane, aceitamos a parceria de imediato. Hoje, já colhemos o fruto deste trabalho. A família é de suma importância para a formação do caráter da criança”, afirma. Goretti observa que, neste ano, para a implantação do conteúdo de valores humanos em mais seis escolas, todos os profissionais que lidam com as crianças nas unidades escolares, incluindo diretores, coordenadores, professores, auxiliares, merendeiras e porteiros serão capacitados.

O prefeito Acilon Gonçalves afirma que o projeto “Valores Humanos na Educação Infantil”, em menos de um ano de implantado, já apresenta impactos positivos, com as crianças demonstrando mais atenção e carinho para com as professoras e colegas de sala. Ele observa que o projeto chegou a uma boa hora, pois a prefeitura vem atuando em várias frentes na prevenção para evitar que as crianças e os jovens possam enveredar por caminhos prejudiciais. “Estamos criando uma vacina contra a criminalidade, o uso de drogas e a violência,” disse o prefeito.