Eusébio anuncia calendário das Campanhas de Vacinação de 2020

quarta-feira | 15/01/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o calendário das campanhas de vacinação deste ano. As ações terão início logo em fevereiro com a realização da campanha seletiva de imunização contra o sarampo. A primeira etapa da campanha acontecerá entre 10 de fevereiro a 13 de março, quando as pessoas dos 5 aos 19 anos deverão ser vacinadas.

Segundo a coordenadora de Imunização do Município, Rita de Cássia Alexandrino, o dia “D” dessa campanha acontecerá no dia 15 de fevereiro, onde todas as Unidades de Saúde estarão abertas para receber o público alvo a ser vacinado. Ela destaca que a 2ª etapa será realizada entre 03 a 31 de agosto para as pessoas de 30 a 59 anos de idade e o dia “D” será no dia 22 de agosto de 2020.

A segunda campanha do ano acontecerá de 13 de abril a 15 de maio, e será contra a influenza, o vírus da gripe. “Trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas; jovens sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; pessoas privadas de liberdade; forças de segurança e salvamento e crianças entre 6 meses e 5 anos e 11 meses devem tomar a dose, que é repetida anualmente por conta das variações entre os subtipos circulantes da influenza”, pontua Rita Alexandrino.

O secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, observa que neste ano de 2020 a vacinação contra influenza será ampliada para adultos de 55 a 59 anos e o Dia “D” será no dia 25 de maio de 2020. Mário Lúcio lembra que caso a carteirinha de vacinação da criança não estejaem dia, os pais devem aproveitaro período para atualização da mesma. “Essa campanha de atualização das vacinas acontecerá entre 9 e 30 de setembro, com um dia D em 19 de setembro”, revela.

O prefeito Acilon Gonçalves diz que os pais devem ficar atentos aos períodos de vacinação para manter seus filhos imunizados. Ele observa que a meta é atingir, em cada campanha, a maioria das pessoas que compõem grupos prioritários, reduzindo os riscos de contágio. “O Eusébio tem ultrapassado sempre as metas, e isso deve-se a colaboração da população que têm atendido nosso chamamento. Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte”, ressalta.

Veja o calendário:

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo (Seletiva)

Primeira Etapa: 10/02 a 13/03/2020

Dia “D”: 15 de fevereiro de 2020

Segunda Etapa: 03 a 31/08/2020

Dia “D”: 22 de agosto de 2020

22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (GRIPE)

Grupos Prioritários

Período: 13 de abril a 15 de maio de 2020

Dia “D”: 25 de maio de 2020

Intensificação da Vacinação contra Hepatite B*

Período: julho de 2020