Eusébio apresenta projeto Agente de Saúde Adolescente para 23 municípios

quarta-feira | 11/09/2013

A Prefeitura Municipal de Eusébio realizou nesta terça-feira (10), no auditório da Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, o Seminário de Apresentação da Metodologia de implementação do Projeto Agente de Saúde Adolescente (ASA) que contou com a participação de 23 municípios cearenses.

O projeto Agente de Saúde Adolescente foi criado pela Prefeitura de Eusébio com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Secretaria Estadual de Saúde e tem como objetivo trabalhar o protagonismo juvenil. O projeto do Eusébio está vinculado ao Programa Saúde nas Escolas (PSE). O ASA funciona tendo como base a educação entre pares, por entender que a melhor abordagem para a promoção de saúde do segmento deve ser realizada pelos próprios adolescentes, membros da comunidade, buscando incentivar um comportamento saudável dos demais.

O evento contou com as presenças do Prefeito de Eusébio, Júnior, da representante da Secretaria Estadual de Educação, Cristiane Holanda, da representante oficial do UNICEF (Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte), Tati Andrade, da Secretária de Esportes do Eusébio, Goretti Martins, e do Secretário de Saúde do município, Acilon Gonçalves.

O Prefeito Júnior salientou a importância do evento que tem como objetivo disseminar a experiência exitosa do projeto no Eusébio para outras cidades. “O ASA é um projeto gestado e apoiado por nossa administração, que visa a inserção da massa juvenil de Eusébio no âmbito da prevenção da saúde e promoção da vida saudável. Esse projeto é de fácil implementação e seus resultados são bastante positivos para a cidade”, afirmou.

O ASA foi apresentado para representantes das cidades de Eusébio, Fortaleza, Quixeramobim, Maracanaú, Piquet Carneiro, Antonina do Norte, Milhã, São Gonçalo do Amarante, General Sampaio, Fortim, Russas, Itaitinga, Barreira, Irauçuba, Aracati, Limoeiro do Norte, Maranguape, Ocara, Iguatu, Horizonte, Aquiraz, Canindé e Orós.