Eusébio apresenta projeto de georreferenciamento e ações de modernização da máquina para quatro municípios cearenses

sexta-feira | 23/07/2021
Um dos objetivos foi apresentar a experiência do Eusébio na utilização do georreferenciamento para a atualização cadastral e melhoria da arrecadação (Foto: July Lioba/PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Finanças e Planejamento (Sefin), realizou nesta quinta-feira (22), uma reunião com representantes das prefeituras de Aquiraz, Itaitinga, São Gonçalo do Amarante e Aracati, com o objetivo de apresentar a experiência do Eusébio na utilização do georreferenciamento para a atualização cadastral e melhoria da arrecadação, além de outras realizações na área.

Participaram do encontro o secretário de Finanças de São Gonçalo de Amarante, Tales Matos; o secretário de Finanças de Aquiraz, Alex Brilhante; o secretário de Finanças de Itaitinga, Pedro Júnior; Saulo Falcão, fiscal de controle urbano da Prefeitura de Aracati e Júnior Jiló, gerente de cadastro do IPTU da Prefeitura de Aracati. O secretário de Finanças de Aquiraz, Alex Btrilhante, agradeceu o convite para participar do evento e afirmou que seu objetivo é buscar melhorias para subsidiar a gestão municipal na tomada de decisão e promover a justiça fiscal.

O fiscal de controle urbano da Prefeitura de Aracati, Saulo Falcão, disse que atendeu uma demanda feito pela Secretaria de Finanças daquele município para participar da reunião, com o objetivo conhecer a ferramenta e ver uma forma de usá-la dentro da realidade daquele município, “Levamos em consideração o crescimento urbano de nosso município, que por vezes ocorre de forma desordenada, então nosso objetivo é nos municiar de ferramentas para ver como aplicar isso  e termos elementos, tanto na parte do serviço público como para nossos próprios munícipes,” disse.

Segundo o secretário de Finanças de Itaitinga, Pedro Júnior, a ideia é conhecer o trabalho realizado em Eusébio e desenvolvê-lo em Itaitinga, “apesar de Itaitinga não ter o mesmo desenvolvimento que Eusébio, temos uma área territorial muito elevada e precisamos dar uma melhor direcionamento, uma melhor organização geográfica e cadastral e viemos em busca de ver a aplicação e o resultado obtido, os custos. Estamos ávidos por essas informações,” pontuou.

O secretário de Finanças de São Gonçalo, Tales Matos, agradeceu pelo convite e destacou que São Gonçalo tem uma arrecadação muito boa de ISS mais tem muito a evoluir na arrecadação de IPTU, “então para nós é muito importante ter o Eusébio como modelo para que façamos também um projeto de georreferenciamento para melhorar a arrecadação de IPTU e na verdade fazer a justiça fiscal para que o IPTU não seja pago apenas por algumas pessoas. Eusébio é referência porque está com um projeto acontecendo neste momento, aumentando do IPTU, tendo à frente o secretário Alexandre Cialdini que é referência a nível de estado todo. A gente tem muita segurança em vir aqui conhecer, estamos vendo que a empresa que faz o projeto é muito boa também e é local e acredito que dará tudo certo e será muito bom para município”, comentou.