Eusébio assina o termo de adesão ao Cartão Mais Infância

quarta-feira | 20/12/2017

Foi realizada nessa terça-feira (19) a solenidade assinatura do termo de adesão ao Cartão Mais Infância pela Prefeitura de Eusébio. O programa realizado pelo Governo do Estado tem como objetivo a transferência de renda no valor de R$ 85,00, para o beneficio integral de crianças na primeira infância em situação de vulnerabilidade social. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o projeto vem somar com a ampla rede de proteção social criada pelo município desde 2005, em sua primeira gestão, quando criou o Renda Mínima, que possibilita para cada família participante o benefício até R$ 600,00. “Estamos reestruturando o programa para que até março ele passe para R$ 800,00”, pontuou.

A secretária Michele Queiroz abriu a solenidade e afirmou que o Cartão Mais Infância é mais um programa que vem somar aos vários na área de assistência social já realizados pelo município, e vai auxiliar as famílias a saírem da vulnerabilidade social.

O prefeito Acilon solicitou às famílias que recebam bem as equipes dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) da Sede, Jabuti e Mangabeira, que farão o acompanhamento dos beneficiados. “Os CRAS estão orientados a visitar todas as famílias para ter um acompanhamento do que acontece em cada lar. Não adianta trabalhar a juventude. Pois estamos com um programa audacioso para beneficiar jovens de 14 a 18 anos dando oportunidade a eles de uma vida longe da criminalidade, mas se não dermos apoio às famílias, nossa ação será improdutiva”, disse.

Segundo Acilon, o programa é voltado para famílias com crianças de zero a seis anos, porque estudos mundiais afirmam que é nessa faixa etária que se forma o caráter das pessoas, “Pensando nisso é que estamos com uma parceria com o Instituto Myra Eliane, e todas as nossas creches em 2018 trabalharão no espírito da educação infantil humanizada. Esse trabalho precisa desse cartão Mais Infância, por ele dará suporte às famílias para receberem bem seus filhos, após eles passarem o dia nas creches. Vamos mostrar para o Brasil que é possível que todos os municípios do Ceará deem 100% de atendimento as crianças de zero a seis anos”, ressaltou.

O Prefeito afirmou que todas as crianças de zero a seis anos no município terão vaga garantida nas creches em 2018. Disse que a partir de janeiro a matricula estará garantida na rede municipal de ensino.

A assessora de proteção social da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, representando o secretário Josbertini Clementino, Márcia Dutra, disse da sua admiração pessoal pelos resultados do município de Eusébio. “Já estive em outros momentos aqui. Vim num momento do Selo UNICEF, fui mediadora do Selo e acompanhei as ações realizadas aqui. Realmente o Eusébio é um destaque importante para o desenvolvimento social no estado. O número de pessoas beneficiadas com o Cartão Mais Infância no município, 211, é um dos menores do Estado, o que demonstra que o Eusébio tem grande desenvolvimento social,” frisou.

Segundo ela, o resultado obtido pelo Eusébio são frutos do trabalho contínuo desenvolvido pelo município. “A prioridade na Educação, na Saúde e principalmente esses cuidados que a administração tem em melhorar a situação de vida da população, são fatores muito importantes. A cidade cresce a olhos vistos, os trabalhadores e profissionais que encontramos por ai, realmente sempre se sentem bem apoiados em trabalhar com o município e em nosso caso da assistência social, vem apresentando resultados diferenciados em relação aos demais estados. Sinto-me feliz em estar aqui hoje. O indicativo de tudo isso que falei, é que o município tem um numero menor de famílias no programa, porque esse município tem condições diferentes. O Eusébio faz a diferença no Estado do Ceará,”, conclui.

Em seguida, ela apresentou às famílias o programa Cartão Mais Infância e afirmou que o Banco do Brasil está com a relação das 211 famílias, que terão conta aberta na instituição e receberão um cartão de débito. Segundo Márcia Dutra, o valor será depositado ainda neste ano nas contas das famílias e elas serão avisadas quando poderão sacar o recurso.