Eusébio atinge 100% dos bairros com coleta seletiva e avança na sustentabilidade ambiental

segunda-feira | 02/12/2019

A Prefeitura Municipal do Eusébio, através da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), em parceria com Associação das Catadoras e Catadores do Eusébio (ACCEU), atingiu 100% do município com a Coleta Seletiva. Durante todo o ano, técnicos da AMMA, catadores e alunos da Escola da Promoção da Vida, participaram do trabalho de ampliação da Coleta Seletiva “porta a porta” em todos os bairros. A meta foi atingida na sexta-feira (29) passada quando o trabalho foi concluído no bairro Encantada.

“Missão cumprida”, disse o presidente da AMMA, Túlio Studart. Os números impressionam: 44.643 pessoas beneficiadas; estimativa de produção de resíduos por semana de 196.427,283 kge estimativa de produção de materiais recicláveispor semana de 58.406,428 kg. Ao todo, 23 bairros receberão semanalmente a visita do caminhão da coleta seletiva.

Conforme a coordenadora do Departamento de Educação Ambiental, ao qual a coleta seletiva está associada, Stela Barros,  o sistema é simples, “durante a visita de casa em casa, os moradores receberam orientações de quais materiais podem ser separados para a coleta seletiva, que devem ser higienizados e recebem um saco de ráfia para a colocação dos resíduos. A colocação do material na frente da residência deve ocorrer somente no dia em que o caminhão de coleta passa no local para evitar que o lixo seja espalhado nas vias”, ressaltou.

A coordenadora de Coleta Seletiva, Jaíres Lima,agradeceu a participação dos agentes de educação ambiental da Associação dos Catadores (Val, Nargila, Joel, Fabiana e Wilkson) que foram capacitados e estão auxiliando nas visitas porta a porta no contato direto com a população. e os alunos da Escola de Promoção da Vida, que acompanharam algumas visitas. Eles se integrarão ao trabalho como Agentes Jovens Ambientais.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que o país ainda engatinha quando se fala em coleta seletiva de resíduos sólidos. “No Ceará são 22 municípios com coleta e 97 no Nordeste, conforme pesquisa anual sobre coleta seletiva da Associação Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre). No Sudeste, onde a coleta é mais disseminada, são poucos mais de 497 cidades com o serviço. O Eusébio decidiu encampar esse sistema com dois propósitos mais efetivos; a sustentabilidade ambiental e a pauta econômica. Com relação a esta última, o município economiza com a coleta, pois evita de enviar os resíduos para o aterro sanitário e ainda possibilita que os catadores tenham ganho mensal”, pontua.

Conforme o gestor municipal, com 100% da cidade coberta com a coleta, o Eusébio experimentará o aumento da conscientização ambiental dos seus habitantes; se tornará uma cidade mais limpa; terá um melhoria na qualidade de vida;diminuirá a proliferação de vetores e doenças; a contaminação de alimentos e economizará com os  gastos com limpeza urbana.