Eusébio atinge 52.880 habitantes, segundo o IBGE

segunda-feira | 03/09/2018

O Eusébio nos últimos oito anos teve um aumento de 12,9% de sua população. Os dados são da Estimativa Populacional divulgada na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município atingiu 52.880 habitantes contra 46.033 do censo de 2010, sendo o 11º da Região Metropolitana de Fortaleza e o 35º do Estado. Com relação a previsão anterior (2017), o município recebeu 213 novos moradores. O Eusébio tem 582 habitantes por quilômetro quadrado, a maior densidade demográfica do Estado.

Além do aumento da taxa de fecundidade, redução da mortalidade infantil (4 por mil nascidos vivos). A migração pode ser considerada uma das causas do aumento populacional. Cidadãos, a maioria da Capital, têm escolhido o município para residir. No entanto, o município vem recebendo também moradores de outras cidades. Com o aumento da população também aumenta a responsabilidade da gestão pública em oferecer melhores serviços e equipamentos para os novos moradores.

A Prefeitura de Eusébio, segundo o prefeito Acilon Gonçalves, mantém os investimentos nos programas sociais, como o Renda Mínima, o Aluguel Social, o Transporte Gratuito, e outros que compõem a ampla rede social oferecida pela Prefeitura, para minimizar a taxa de empobrecimento da população que ainda atinge 5%. Acilon observa que o sucesso das áreas de educação e saúde também contribuem para atrair novos moradores. Ele observa que o município teve que abrir novas matriculas em julho e recebeu novos 450 alunos, fato inédito.

Na Saúde, destaca que a extensa rede primária, o Hospital de Atenção Secundária e Maternidade e os equipamentos de atendimento especializado são chamarizes para quem quer tratar da saúde. “Temos pessoas que moram em outros municípios que passam a morar com familiares com residência no município para ter acesso ao atendimento. Por isso, temos que estar sempre nos superando para não deixar cair a qualidade dos serviços. Temos trabalhado diuturnamente para termos uma cidade onde a população seja sempre a prioridade da administração”, destaca.