Eusébio avalia resultados dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio

sexta-feira | 11/04/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, a Secretaria de Educação e o Colegiado dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), através do movimento “Nós podemos Eusébio”, que é um movimento apartidário e ecumênico, realizaram nesta sexta-feira o seminário “Oito jeitos de mudar o mundo”. O evento teve como objetivo avaliar os índices municipais com relação aos oito objetivos, as 18 metas e os 40 indicadores que integram o projeto.

De acordo com os dados apresentados, o Eusébio já alcançou a maioria das metas estabelecidas pelo ODM para serem alcançadas em 2015. Isso tanto na qualidade de vida, índices de saúde, meio ambiente, mortalidade infantil e materna, defesa dos direitos da mulher e combate a fome.

A coordenadora do seminário, Maria do Carmo Santos (Carmosa), destacou que na mortalidade materna o Eusébio tem alcançado nos últimos anos, bons índices de redução. Já na Mortalidade Infantil, o destaque de ter sido o município do Brasil com o menor índice, 9 por mil nascidos vivos.

Quanto à gravidez na adolescência, ela observou que o município conseguiu reduzir em 7% o índice em cinco anos de trabalho. “E isso conseguimos com muito trabalho e o apoio do programa Saúde e Prevenção na Escola”, observou.

Com relação à expectativa de vida, ela observou que a do Eusébio é de 73 anos. “A qualidade de vida tem atraído diversas pessoas da Capital e de outros municípios, que vêm morar no Eusébio”, disse Carmosa. Quanto ao meio ambiente, ela apresentou o trabalho de realizado nas escolas e prefeitura de adesão a Agenda 21.

Com uma população de cerca de 50 mil pessoas e área total de 79 km², o Eusébio já atingiu também a meta de redução da população abaixo da linha da pobreza. O crescimento foi de quase 100% do índice anterior. Com relação a Educação, a taxa de freqüência está em cerca de 60% no ensino fundamental. Já a taxa de conclusão do ensino fundamental e médio, em dez anos, passou 6,1 para 53,9%. Quanto à distorção série/idade até o 5º ano, passou de 21,7% a 11,5% e até o 9º ano de 55,5% a 10,6%.

No Ideb, o Eusébio teve um grande desenvolvimento. O índice é a soma do rendimento escolar e a Prova Brasil. Em 2005, no primeiro ano do registro do índice, a nota do município foi de 3,8 nos, anos iniciais e finais do ensino médio. Já em 2011, a nota das séries iniciais, foi de 5,4 e nas séries finais foi de 4,6. Esse desempenho colocou o município na 1.570º colocação no país, entre os 5.565 municípios e no Ceará em 11º lugar nas séries iniciais e 19º nas séries finais, entre os 184 municípios.

Quanto à situação dos gêneros, as mulheres eusebienses têm uma escolaridade maior que a dos homens, sendo que 66% delas têm o ensino fundamental completo. Foi apresentado o percentual da população atendida pelo abastecimento d”água e esgoto, que ficou em 52,8% e 32,4%, respectivamente.

Com relação a esses índices, o Eusébio também já atingiu as metas propostas pelo ODM, que era ampliar a metade do índice anterior. Quanto à energia elétrica o município atende a mais de 90% das casas. Na Habitação 78,7% da população têm casa própria, contra 11,6% que ainda vivem de aluguel e 9,7% de outras formas (casas de familiares ou caseiros de sítios).

No final do seminário, foi aberta a plenária para perguntas e reflexão sobre o que cada um está realizando para que o Município atinja todas as metas estabelecidas pelos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio.

O Prefeito Júnior observou que apesar do Eusébio estar bem colocado nos oito objetivos do milênio, a administração quer muito mais e por isso está priorizando todas as áreas sociais e de desenvolvimento para colocar o município entre os melhores não só do Ceará, mas do País, para se viver.

“Vamos dar continuidade aos nossos projetos na Educação, trabalhando para melhorar os índices de freqüência e reduzir a evasão escolar. Na Saúde vamos incentivar os programas para redução da mortalidade materna e reduzir ainda mais a mortalidade infantil. Quanto às obras urbanas estamos também priorizando a ampliação da rede de água e esgoto possibilitando assim que todos tenham acesso a esses serviços”, destacou o prefeito.