Eusébio bate recordes na Coleta Seletiva em 2019

sexta-feira | 20/12/2019

O município de Eusébio conclui o ano de 2019 com vários recordes batidos no sistema de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos. Neste mês de dezembro o sistema atingiu 100% do território, totalizando 21 bairros e duas outras comunidades atendidas pelos caminhões de coleta, com potencial para atingir até mais de 50 toneladas/mês. Ao todo, em 2019, foram coleta das 330 toneladas.

Durante este ano foi realizado um trabalho de ampliação do sistema em todos os bairros da cidade, atingindo um maior número de pessoas com a coleta.

Técnicos da AMMA, catadores e alunos da Escola da Promoção da Vida, participaram do trabalho “porta a porta”.

O presidente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano, Túlio Studart ressalta que mais de 51 mil pessoas, que é a população estimada da cidade passam a ser atendidas pelo sistema. “Nossa perspectiva é que o sistema atinja uma de produção de resíduos, por semana, de 196 toneladas e o beneficiamento destes materiais para venda as empresas de reciclagem seja de 58 toneladas por semana. Temos 3 caminhões e 16 catadores para realizar esse trabalho, que integram a Associação das Catadoras e Catadores de Eusébio (ACCEU),” disse.

Túlio Studart lembra, ainda, que neste ano, aconteceu também a implantação da coleta seletiva na Administração Pública. “A ação compõe a Agenda Ambiental na Administração Pública, que é um programa que visa a implantar a responsabilidade socioambiental nas atividades administrativas e operacionais dos órgãos do Executivo”, destaca o presidente.

A coordenadora do Departamento de Educação Ambiental, Stela Barros, destaca que esse trabalho tem proporcionado ao município o reconhecimento fora de suas fronteiras com a obtenção do Selo Verde do Governo do Estado, sendo também considerado um ‘case’ de sucesso no controle ambiental. Já a coordenadora de Coleta Seletiva, Jaíres Lima, enfatiza que nada poderia ter sido alcançado sem a contribuição direta da ACCEU, através de seus líderes Val, Nargila, Joel, Fabiana e Wilkson. “Outro ponto alto no trabalho de ampliação da rede de coleta foi a presença dos alunos da Escola de Promoção da Vida, que em 2020 serão integrados ao sistema como Agentes Jovens Ambientais”, comenta.

O prefeito Acilon Gonçalves comemora o sucesso de mais um projeto pioneiro encabeçado pelo Eusébio. “Desde o início de nossa administração tivemos o cuidado de proporcionar um desenvolvimento, com respeito ao nosso meio ambiente. Criamos a Autarquia de Meio Ambiente e depois agregamos o Controle Urbano. Os dois setores se complementam. Agora incluímos também o processo de elaboração e atualização do Plano Diretor. Queremos que nossa cidade continue com esse processo de crescimento econômico, de forma sustentável, sem prejuízo para nossa natureza”, comentou.