Eusébio beneficia 200 famílias de baixa renda com Aluguel Social

terça-feira | 16/01/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), beneficia 200 famílias, em situação de risco social, com o programa Aluguel Social. Os beneficiados não podem ter casa própria em seus nomes e nem participar de nenhum outro programa social. O programa atende famílias que ainda não foram atendidas pelo Programa Municipal de Habitação Popular, ou que residam em áreas de risco.

Os beneficiados devem, ainda, morar no município há pelo menos cinco anos, e podem ser beneficiários do ‘Bolsa Família’. O prazo de permanência no programa é de um ano, prorrogável pelo mesmo período. Atualmente 200 famílias participam do programa e recebem recursos que variam de R$ 200,00 a meio salário mínimo. A maioria das famílias beneficiadas é nuclear (pais com filhos), mas existe uma grande parcela de famílias mononucleares (tendo a mãe como chefe de família).

Segundo a secretária Michele Queiroz, o benefício é uma alternativa que pode evitar que o município tenha que conceder um abrigo provisório coletivo às famílias sem-teto. Destaca que é um benefício temporário que objetiva conceder acesso a uma moradia digna a famílias que não tem condições de pagar aluguel. “Mas a ideia é que os provedores possam participar das diversas capacitações oferecidas pelo município e conquistem uma colocação no mercado de trabalho para poder arcar com as despesas de suas famílias”, declarou.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que o objetivo do programa municipal é oferecer dignidade e qualidade de vida para as pessoas que estão em risco social. “Com mais esse projeto criamos uma verdadeira rede de assistência social que vem combatendo a pobreza extrema em nossa cidade. Temos ainda o projeto Renda Mínima e as Cestas Básicas. Só podemos falar em desenvolvimento com todas as famílias vivendo com dignidade em todos os aspectos”, disse o gestor municipal.