Eusébio beneficia mais de 2 mil pessoas com programas sociais em 2017

quarta-feira | 10/01/2018

Os programas sociais da Prefeitura Municipal de Eusébio, coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), atenderam mais de 2 mil pessoas em 2017 através dos projetos: Renda Mínima, Programa de Suplementação Alimentar (Cestas Básicas), Aluguel Social, Tarifa Social e concessão de benefícios eventuais. Segundo a secretária Michele Queiroz, devido à situação econômica do país houve uma demanda maior de famílias em situação de risco social, que foram atendidas pelo município.

Ela fez um balanço das ações realizadas em 2017, destacando a inauguração do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Sede, que melhorou o atendimento das populações dos bairros: Centro, Amador, Autódromo, Parnamirim, Pires Façanha, Guaribas, Urucunema, Coaçu, Lagoinha, Coité e Parque Havaí. “O local é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social da região”, diz a secretária.

Michele observa que a Secretaria conseguiu também equipamentos para melhorar o atendimento do Cadastro Único e do Bolsa Família. “No ano passado também iniciamos o programa Criança Feliz, atendendo 150 famílias, incluindo gestantes e crianças. Reativamos Casa de Costura, que capacitou 17 mulheres e as encaminhou para mercado de trabalho,” detalhou.

Conforme a secretária, outra frente realizada pela pasta foram os cursos de formação para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo, por intermédio do Assessuas. As oficinas foram realizadas nos três territórios (Sede, Mangabeira e Jabuti), totalizando 675 formandos.

Para 2018, além da continuidade dos programas sociais, ela destaca a construção do CRAS da Mangabeira e criação dos CRAS itinerantes do Timbú e Santo Antônio; a continuação das capacitações profissionalizantes, de empreendedorismo e orientações para o mercado de trabalho; além do reaparelhamento e revitalização dos Polos de Atendimento e dos Centros de Convivência dos Idosos.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que a política de desenvolvimento social do Eusébio tem garantido a retirada de milhares de famílias de situações de risco pessoal e social, através de ações buscativas e planejadas. Revela que a intenção maior é possibilitar que as famílias recebam o apoio para que saiam da situação de risco, e através dos programas sociais possam em breve “andar com as próprias pernas”, através de cursos, capacitações e encaminhamento para o mercado de trabalho. “Trabalhamos com esse firme propósito de proporcionar aos cidadãos uma vida digna a custa de seus próprios esforços pessoais, recebendo para isso todo o apoio da gestão pública”, revelou.