Eusébio capacita alunos da Rede Municipal para que participem das Olimpíadas de Matemática

sexta-feira | 30/04/2021
A parceria envolve 16 escolas municipais com séries dos anos finais, que através do trabalho dos coordenadores escolares, conseguiram mobilizar 170 alunos que foram inseridos na sala de aula virtual. (Imagem: Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação do Município, em parceria com o instituto Cactus, iniciou projeto que consiste em qualificar os alunos da Rede Municipal em Olimpíadas de Matemática. O conceito é identificar e desenvolver os alunos potenciais para que participem desses eventos. A parceria envolve 16 escolas municipais com séries dos anos finais, que através do trabalho dos coordenadores escolares, conseguiram mobilizar 170 alunos que foram inseridos na sala de aula virtual.

A estruturação da proposta foi realizada pela professora Cleycimar Vidal, responsável pelo departamento de anos finais, e pelo professor Thomas Sousa, técnico municipal de matemática. Também é destacada a participação dos professores de Matemática, Sandorval Oliveira (Escola Izídio Campina) e Elton Bruno (Escola das Guaribas). Sandorval assumiu duas turmas de nível 1, compostas por alunos de 6° e 7° ano. “Que todos nós possamos ser o cacto resistente, mesmo com as dificuldades e leves como a flor do Mandacaru, que indica beleza e esperança e sempre está acenando para os alunos que somos fortes, cheios de esperança e amor pra dar”, disse

Já o professor Elton Bruno assumiu duas turmas de nível 2, compostas por alunos de 8° e 9° ano. Ele afirma que no momento atual, que força alunos e professores a ficarem em casa, o Projeto Cactus reacende a esperança aos educandos do município de Eusébio, “é uma oportunidade para enriquecer o ensino básico com ferramentas de qualidade da educação à distância, foi magnífico ouvir falas de alunos em nosso primeiro encontro, sobre o sonho de ser medalhista, de dar orgulho aos pais, ou de conquistar através do projeto melhorias pessoais. Esse tipo de depoimento, que nos encorajam, nos fortalecem e traz a certeza de que por meio da educação o futuro de cada um, certamente será promissor”, conclui.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância dessa ação como forma de incentivar os alunos a se esmerarem em uma das matérias mais importantes do currículo escolar, que é a Matemática. “Essa ação além de estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas, contribui para a melhoria da qualidade da Educação Básica; identifica jovens talentos e incentiva seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas e o aperfeiçoamento dos professores das escolas,” afirmou.