Eusébio capacita jovens para o primeiro emprego

domingo | 08/05/2016

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria do Desenvolvimento Social, realizou nesta sexta-feira (6), a solenidade de encerramento do curso de Serviços em Vendas, no âmbito do projeto Primeiro Passo, linha de ação Jovem Aprendiz, realizado em parceria com o Governo do Estado. O evento aconteceu no Polo do ABC do Parque Havaí e contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento Social do município, Goretti Martins, com a representante da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado (STDS), Débora Barbosa e com o coordenador do Instituto de Educação Portal (IEP), Daniel Paraguai, que ficou a frente do curso.

Ao todo, 15 jovens participaram, durante oito meses, do curso de capacitação que uniu a teoria com a prática, já que através de empresas parceiras, eles tiveram a experiência de atuar no mercado de trabalho. Do total de participantes, oito jovens já conseguiram seu primeiro emprego. Segundo a responsável pelo setor de capacitação da SDS, Ana Paula, os jovens tiveram durante a semana dois dias de aulas teóricas e três de práticas junto as empresas parceiras – Atacadão, Frangolândia e Super Guará.

A representante da STDS, Débora Barbosa, parabenizou os jovens que persistiram no curso e mesmo com a carga horária pesada decidiram ir até o fim. “Hoje vocês estão capacitados e aptos a entrarem no mercado de trabalho. Chegaram aqui como pedras brutas e hoje estão lapidados para iniciarem a vida profissional”, comparou.

Daniel Paraguai, do IEP, por sua vez, fez agradecimentos ao Governo do Estado e a Prefeitura de Eusébio, as empresas parceiras e todos os demais envolvidos que deram as condições necessárias para o curso ter o andamento. “Foram muitas experiências e conquistas durante esses oito meses e vocês hoje, com certeza estão mais maduros para a vida com o fechamento desse ciclo”, comentou.

A diretora do Polo do ABC, Solange França destacou que foram oito meses de uma feliz parceria e de conquistas de novas amizades. “Vejo vocês hoje altamente preparados para o futuro”. O vereador França disse que o nome do programa “primeiro passo” é muito significativo, pois ele literalmente auxilia

aos jovens a darem os primeiros passos na vida profissional. “Que esse seja o primeiro dos muitos passos que vocês darão na vida profissional”, asseverou.

A secretária Goretti Martins agradeceu a todos envolvidos nessa capacitação, que na sua visão, está preparando os jovens eusebienses, não só para a profissão, mas também para a vida. “Nosso trabalho na secretaria é voltado exclusivamente para o bem estar da população e isso nos fortalece como pessoa e como profissional”, pontuou.

Em seguida foi então iniciada a entrega dos certificados do curso, iniciando pela aluna Sheila Miliane Ferreira Lima, que destacou a importância das relações interpessoais que a capacitação proporcionou a todos. “Chegamos ao final com a certeza do dever cumprido e apesar de todas as dificuldades enfrentadas e a lista de problemas diários a resolver, conseguimos crescer, realizando. Afinal já dizia o filósofo Aristóteles: “Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.”

Receberam os certificados os alunos: Irislânia Ferreira da Silva, Beatriz dos Santos; Francisco Alonso da Costa Gomes; Francinilson de Sousa Silva; Dayvd Sales, Elane Moura dos Santos. Os outros oito concludentes, por já estarem no mercado de trabalho não puderam participar da solenidade, mas receberão seus certificados na sede da SDS.

Segundo o prefeito Júnior, a parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, vem trazendo bons frutos para a juventude eusebiense. Ele destaca que a turma diplomada nesta sexta-feira é relativa ao curso iniciado em 2015, mas uma nova turma do projeto Primeiro Passo, já foi iniciada no Polo do ABC do Parque Havaí com 20 vagas. Trata-se da capacitação de Analista de Comércio.