Eusébio capacita profissionais para minimizar possíveis sequelas do AVC

quinta-feira | 05/03/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e seu Núcleo de Educação Permanente (NEPE), inicia nesta sexta-feira, 06 de março, o curso pioneiro para multiplicadores de implantação da linha do cuidado em Acidente Vascular Cerebral (AVC). A capacitação é voltada para os profissionais da área da saúde (médicos e enfermeiros).

O secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, observa que a formação objetiva formar grupos de profissionais multiplicadores do município para a implantação da linha de cuidado em acidente vascular cerebral (AVC) agudo e subagudo, que posteriormente irão realizar oficinas para implantar Protocolos e Fluxos de primeiro atendimento ao paciente com AVC e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) em todas as “portas de entrada” do SUS no município do Eusébio.

O objetivo é capacitar os profissionais para a identificação rápida dos agravos à saúde que mais matam e mais incapacitam em nosso país. A coordenadora do NEPE, Inês de Sousa, pontua que sendo o AVC a doença que mais mata e mais incapacita no Estado, o reconhecimento rápido de um AVC com o empoderamento dos profissionais da saúde do Município e a instituição de diretrizes terapêuticas na fase aguda do AVC para aqueles pacientes sem indicação de reperfusão cerebral, levará à garantia de minimizações de possíveis sequelas nas vítimas de AVC.

O Curso será ministrado pela enfermeira Maria Aparecida Chagas Rocha, e irá capacitar 50 profissionais de saúde, entre eles médicos e enfermeiros que fazem parte da SMS, por meio da educação interprofissional, e acontecerá de forma modular, no período de 06 e 13 de março, bem como, 03 e 24 de abril de 2020, nas manhãs e tardes (carga horária de 40 hora/aula), nas dependências da Escola de Ensino Fundamental Neusa de Freitas Sá.