Eusébio certifica participantes do Programa Famílias Fortes

sexta-feira | 15/12/2017

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria do Desenvolvimento Social, certificou, nesta quinta-feira (15), 56 participantes do Programa Famílias Fortes (PFF), em evento realizado no CRAS-Sede. O programa é uma metodologia de trabalho com famílias que tem por objetivo precípuo a prevenção ao uso de álcool e outras drogas, que trabalha com crianças e adolescentes na idade de 10 a 14 anos e seus responsáveis.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Michele Queiroz, o conteúdo do programa é baseado no fato de que as crianças se desenvolvem melhor em sociedade quando suas famílias são capazes de dar apoio, estabelecer limites e regras e demonstrar afeto. O Programa se desenvolveu em sete encontros, sendo um por semana, nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Eusébio: CRAS Mangabeira, CRAS Sede e CRAS Jabuti.

Michele afirma que nos encontros realizados, as atividades proporcionaram grande interação entre os adolescentes e entre estes e seus responsáveis, pois o PFF visa o fortalecimento dos vínculos familiares e o desenvolvimento de habilidades sociais. Ressalta que a ação proporciona uma relação positiva entre os familiares, criando condições favoráveis para o bom desenvolvimento das crianças e adolescentes e, consequentemente, afastando-os de condutas de risco, como o uso precoce das drogas.

“Vale ressaltar que todos os profissionais destes equipamentos estiveram envolvidos na realização do Programa no município, bem como profissionais do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), da Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e Secretaria de Saúde de Eusébio”, destacou a secretária.

O prefeito Acilon Gonçalves destacou a importância da participação ativa das famílias no Programa. Ele avalia que a prevenção é a iniciativa mais eficaz para evitar o uso e abuso de drogas. Dentre os benefícios alcançados através pelo programa, segundo ele, estão a redução da agressividade, do isolamento social e do uso e abuso de substâncias psicoativas, a maior interação entre pais e filhos e a melhoria do rendimento escolar.