Eusébio comemora 13 anos do NAEC e seu 31º aniversário de emancipação

quarta-feira | 13/06/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza as comemorações do 13º aniversário do Núcleo de Artes, Educação e Cultura Aloísio Bruno (NAEC) e do 31º aniversário de emancipação do município. A programação será iniciada no dia 22 (sexta-feira), às 18 horas, na cidade cenográfica Eusebelém, com a apresentação das Quadrilhas Municipais.

Se apresentarão os seguintes conjuntos: Arraia do ABS, Raízes da Comunidade, Cumade Zefinha, Cumade Neusa, Brilho Encantado, Arraiá do Cararu, Puxando Fogo, Arraiá do Francisco Tavares, Arraiá das Guaribas, Cumpade Izídio, Arraia da Lagoinha. Quadrilha Circolar e Sensação de São João. Ainda no dia 22, acontecerá às 20 horas o show da Banda Balanço Safado.

Já o Festival de Quadrilhas Regional terá início no dia 22, a partir das 22 horas, na Eusebelém e prosseguirá no dia 23, no mesmo horário e local. Terá continuidade no dia 30, na Mangabeira; no dia 7 de julho no Jabuti e no dia 14 de julho no Santo Antônio.

Já no dia 23, quando o NAEC comemora 13 anos e o município 31, acontecerá uma extensa programação a partir das 14 horas voltada para as crianças; com pintura em gesso, pintura de rosto, apresentações culturais, apresentação de mágico, apresentação de palhaços, contação de história, cama elástica, rapel/paredismo, distribuição de pipoca/algodão doce e sleckline.

A partir das 18 horas acontece o Cortejo Cultural onde professores, técnicos, alunos e direção do NAEC, caracterizados, desfilam pelas ruas da cidade. Logo em seguida, será cantado os parabéns e cortado do bolo comemorativo. A programação terá continuidade com a apresentação da Banda Raul e Ari que tocará para o publico presente, até o início do Festival de Quadrilhas, as 22 horas.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, nos seus 13 anos de funcionamento, o NAEC continua com sua política de democratização da Cultura. O Núcleo conta com 16 cursos: balé, bateria, capoeira, coral, forró, hip hop, informática, inglês, kung fu, teatro, teclado, violão, violino, violoncelo, jazz e flauta, atendendo os cidadãos de todas as faixas etárias. Tem ainda uma Biblioteca com mais de 5 mil títulos, espaço para estudos e pesquisas. Os

cursos, inclusive, são realizados nos Polos de Atendimento à Juventude da Mangabeira, Jabuti, Sede e Santo Antônio.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que a celebração do 31º aniversário do município, apesar de simples, tem um grande significado, pois ocorre em um momento em que o município vem conquistando reconhecimento por seus projetos sociais e obtendo frutos do trabalho iniciado em 2005, em sua primeira gestão, quando decidiu priorizar o desenvolvimento social. “Hoje temos uma ampla rede de proteção social que vem reduzindo as desigualdades e tornando o Eusébio um dos lugares onde os cidadãos têm ao seus dispor serviços e equipamentos públicos pioneiros como o TRUE, a Educação Integral, Renda Mínima, entre outros”, destaca o prefeito.