Eusébio comemora a Semana Mundial de Aleitamento Materno

segunda-feira | 01/08/2022

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio do Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início nesta segunda-feira (01/08), com as comemorações relativas a Semana Mundial de Aleitamento Materno com atividades na Sala de Espera do Hospital voltadas para as mãezinhas presentes. As atividades acontecem até a próxima sexta-feira (05/08). O tema das atividades é “Fortalecer a amamentação, Educando e Apoiando”.

Na tarde desta segunda-feira, acontece a visita das gestantes à Maternidade. Nesta terça-feira, dia 02 de agosto, a atividade será um “Mamaço” no Hospital com as Mães Doadoras; Na quarta, dia 03 de agosto, pela manhã, será realizada uma oficina sobre gestação e nascimento e no período da tarde outra oficina sobre “Cuidados com o recém-nascido e amamentação”. Na quinta-feira, dia 04 de agosto, será realizada uma visita domiciliar às doadoras ativas no Posto de Coleta de Leite Humano e encerrando a semana, na sexta-feira, dia 05, acontecerá uma palestra sobre a importância da Semana Mundial de Aleitamento Materno para os servidores.

O objetivo das atividades durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno é incentivar a prática da amamentação, que pode reduzir em até 13% a mortalidade infantil até cinco anos, impedindo também uma série de problemas comuns em recém nascidos, como diarreia, infecções respiratórias, alergias, diabetes, alto colesterol, hipertensão, proporciona uma melhor nutrição e evita a obesidade.

A Prefeitura de Eusébio, através da Sala de Apoio ao Aleitamento Materno, incentiva de forma permanente o aleitamento materno no município, atuando também no sentido de orientar e proporcionar as mães melhores condições para que realizem a prática até os seis primeiros meses de vida do bebê. A Sala também conta com o Posto de Coleta de Leite Humano que recebe doações de leite materno que é destinado para o Banco de Leite do Hospital Alberto Sabin e a Sala de Apoio a Mulher Trabalhadora que Amamenta (SAMTA).