Eusébio comemora ausência de casos de feminicídio desde 2020

quarta-feira | 31/01/2024

A Prefeitura de Eusébio por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio (SMSPC) desde 2020, celebra a ausência de feminicídio no município, um feito notável atribuído à gestão atual e ao compromisso sério da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania na proteção das mulheres. A eficácia das políticas implementadas no estímulo e combate à violência doméstica destaca-se como um fator crucial para manter esse feito, que continua sendo uma prioridade constante em 2024.

Além disso, por meio da CIOPS, em 2021 a Guarda Civil Municipal de Eusébio (GCME) realizou 52 intervenções; em 2022 foram 153; e em 2023 foram 197 intervenções contra a violência doméstica, resultando em 30 procedimentos registrados em Delegacias. Esses dados evidenciam o comprometimento contínuo do município em combater a violência contra a mulher.

Segundo Rejane Sales, secretária de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio reforça a importância da denúncia e que a GCME atua no cumprimento da Lei Maria da Penha. “Cada denúncia apresentada é mais um passo para um futuro livre de violência doméstica. A Guarda Civil Municipal demonstrou uma atuação exemplar no cumprimento da Lei Maria da Penha no ano de 2023, oferecendo apoio crucial a 197 vítimas de violência contra mulheres. Sua dedicação incansável reflete um compromisso inabalável com a proteção e promoção dos direitos das mulheres, reforçando a importância vital dessa instituição na busca por uma sociedade mais justa e segura”, disse.

As mulheres vítimas de violência podem registrar denúncias através dos números 190 ou 180. A ligação é gratuita e o sigilo das denúcias é garantido.