Eusébio comemora o ‘Dia das Crianças’ com usuários dos CRAS

quarta-feira | 09/10/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria do Desenvolvimento Social (SDS), está realizando nos dias 9, 10 e 11 a comemoração pelo Dia das Crianças nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). A festa é voltada para gestantes e crianças atendidas nos três Centros pelo Programa Primeira Infância no SUAS/ Criança Feliz. Na abertura do evento, nesta quarta-feira (9), no CRAS da Mangabeira, a primeira-dama do Município, Marta Gonçalves esteve presente recepcionando as famílias que participaram das atividades.

Foram disponibilizados para as crianças brinquedos infláveis, pula-pula, piscina de bolinha, brincadeiras, pintura de rosto, pipoca e muita diversão. A festa contou com a participação de integrantes da Secretaria de Cultura e Turismo. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Michele Queiroz, a festa acontecerá também no CRAS Centro, nesta quinta-feira (10) e no CRAS Jabuti, na sexta-feira (11).

Michele afirma que o Criança Feliz é um programa que tem o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância (crianças de 0 a 6 anos de idade) e facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam. “O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos”, pontua

Segundo a secretária, o Programa estimula a responsabilidade dos adultos que são referência para a criança no seu dia-a-dia, que se relacionam diretamente com ela, estabelecendo os vínculos afetivos mais próximos durante os seus primeiros anos de vida. “O Programa promove também o fortalecimento do papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças na primeira infância e encoraja o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família”, enfatizou. O prefeito Acilon Gonçalves destaca que anualmente a Prefeitura realiza essa comemoração visando integrar os participantes do programa e fortalecer os vínculos entre as famílias e o serviço de assistência social do município. “O programa traz grandes benefícios para crianças de 0 a 6 anos, que participam de programas sociais e as afastadas do convívio familiar. Nosso trabalho é permitir que as famílias se fortaleçam e que as crianças tenham um ambiente propício para seu desenvolvimento integral”, destacou o gestor municipal.