Eusébio comemora o sucesso das políticas públicas voltadas para o idoso

segunda-feira | 01/10/2018

Nesta segunda-feira, dia dedicado ao Idoso, a Prefeitura de Eusébio dá destaque às políticas públicas implementadas em prol do segmento. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o município vem implementando as diretrizes do Estatuto do Idoso, que chega aos 15 anos de criação. “Tanto que o município conta com o seu Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), em pleno funcionamento e atuante, em busca de melhorias para a população idosa do Eusébio”, pontua.

Segundo o coordenador de Articulação Comunitária, Armando de Paula, o Conselho atua na articulação e fiscalização de políticas públicas em âmbito local. A atual composição do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso do Eusébio, que tomou posse em outubro do ano passado, terá seu mandato concluído somente em outubro de 2019. O organismo se reúne na segunda segunda-feira de cada mês, e é presidido por Francisca Valda Alves de Sousa, tendo como vice Ana Lúcia Freitas.

São membros titulares: Rosa Maria Mesquita (Desenvolvimento Social); Sandra Maria Gadelha Façanha (Educação); Jadir Sousa Pontes (Saúde); Maria Francelina e Oliveira (Associação Comunitária dos Moradores da Pedra Raio do Sol); Rejane Inácio da Silva (Associação de Moradores da Comunidade do Jabuti); Jorge Francisco Braz (Associação dos Moradores do Santo Antônio) e Maria Teresa Augustinho Batista (Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida). O município conta, ainda, com o Fundo Municipal de Defesa do Idoso (FMDI) com conta aberta e funcionando.

Acilon observa que a boa aplicação das políticas públicas em prol dos idosos pelo município, obteve o reconhecimento nacional, no ano passado, quando o Eusébio foi escolhido a melhor cidade de pequeno porte do Estado e a 169º no País no Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), estudo feito pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O índice é baseado em sete variáveis: Indicadores gerais, Cuidados de saúde, Bem-estar, Finanças, Habitação, Educação e Trabalho e Cultura e Engajamento.

Ele destaca que no Eusébio, são notórias as oportunidades do idoso manter-se ativo e engajado. “Nos serviços de saúde, tanto na rede básica, como na secundária e na especializada, o idoso é prioridade. Temos o oferecimento do atendimento em Gerontologia na Policlínica, que tem contribuído para a manutenção da saúde dos idosos. Na área social temos oito Centros de Convivência do Idosos nos bairros Parque Havaí, Cauaçu, Tamatanduba, Timbú, Mangabeira, Santo Antônio, Santa Clara e Jabuti, atendendo mais de 400 pessoas”, detalha.

Enfatiza que nos Centros, os idosos têm acesso integral à Saúde, com atendimentos de educadores físicos, fisioterapeutas, clínicos gerais, além de terem uma convivência sadia, participando de cursos, aulas de hidroginástica, aulas de violão, crochê, entre outra atividades. Os idosos participam, ainda, de grupos de teatro, e atuam em diversos eventos oficiais. Outro projeto, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros, é o projeto Bombeiros e Comunidade, com várias células no município, onde eles participam de aulas de aeróbica.

No atendimento à saúde, existe o apoio das equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, que fazem o acompanhamento dos idosos bairro a bairro. Outro programa que atende pessoas da terceira idade é o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), voltado para pacientes acamados, convalescentes de cirurgias e pessoas com dificuldade de locomoção.