Eusébio comemora recorde de mais de 70 dias sem ocorrência de homicídios

sábado | 15/01/2022

O município de Eusébio está há mais de 70 dias sem ocorrências  de assassinatos, um recorde na história da cidade.  A administração municipal, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, não tem medido esforços para aparelhar a equipe de Segurança. No último mês de novembro foi lançado Sistema Digital ‘Smart’ que promove maior agilidade e autonomia às composições em serviço, que viabiliza a comunicação, informação e retorno das ocorrências diretamente à Central da CIOPS.

Rejane Sales, Secretária de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio  pontua o trabalho essencial do CIOPS/190-Eusébio no atendimento das ocorrências. “O trabalho desenvolvido no CIOPS/190 – Eusébio é muito importante para atendermos as ocorrências  em um diminuto tempo, pois dependendo da ocorrência conseguimos muitas vezes realizar flagrante. A tecnologia no trabalho de segurança pública é fundamental. Pois através das estatísticas temos condições de atuarmos melhor”, pontuou.

Conforme Rafael Costa, Coordenador Geral da Guarda Municipal de Eusébio, o trabalho em conjunto com as Forças Amigas foi de grande importância para alcançar o recorde de 70 dias sem homicídios.  “A integração das Forças Amigas de Segurança no Município de Eusébio em efetivo trabalho ostensivo reflete na diminuição dos crimes e consequentemente na redução de homicídios, trazendo mais segurança aos moradores. Além disso, a parceria da Polícia Militar do Ceará e da equipe do Grupo Raio tem sido fundamental nesse processo”, disse.

A Secretária Rejane Sales destaca o planejamento operacional está dando resultado. “Isso é fruto de um Planejamento  Operacional, ao longo do ano passado, dividindo os bairros de Eusébio em Microterritórios com VTRs 24h e VTR do Supervisor para apoio as nossas viaturas, limpeza das pichações dos muros alusivos a crimes e facções, tudo isso reflete em maior segurança aos munícipes, trabalho de saturação juntamente com a Polícia Militar do Ceará (PMCE), Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), RAIO,  nos finais de semana, inibindo dessa forma os crimes de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) e Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), diversas operações desencadeadas, tais como: Apostos, Centro Seguro, Duas Rodas, Cosme e Damião, dentre outras”, destacou.

“Agradeço aos guerreiros da GCME que atuam diuturnamente nessa missão tão honrosa de resguardar os bens municipais, proteger os direitos humanos fundamentais, preservação da vida, patrulhamento preventivo  e colaborar de forma integrada com os órgãos de Segurança Pública, dentre outras atribuições”, agradeceu Rejane Sales.