Eusébio comemora Semana da Pátria

segunda-feira | 09/09/2013

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Educação, realizou desfiles cívicos nas comunidades nos dias 4 e 5, em comemoração a Semana da Pátria. Os festejos foram encerrados na quinta-feira (05), com a concentração na Grande Sede.

Na quarta-feira, pela manhã, a atividades foram realizadas no bairro Santo Antônio com concentração no Polo de Atendimento a Juventude. Desfilaram as escolas Moacir Tavares da Silva, Evandro Ayres de Moura, Francisca Linhares de Sousa, o Centro de Educação Infantil Maria Tavares de Souza, os alunos do Proerd, Casa do Idoso, Pólo de Atendimento e a Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amma). Todas as escolas levaram para o desfile o tema “Cidade Sustentável” com cartazes, faixas e estandartes. No fim do desfile foi realizada uma solenidade no Estádio Municipal Pedro Paulo Amaral.

Na quarta-feira, no período da tarde, o desfile foi realizado pelas ruas do bairro Jabuti, com desfile das escolas Raul Tavares I, Raul Tavares II, Moacir Ferreira, CEI do Jabuti, e de membros do Polo de Atendimento a Juventude, Casa do Idoso e a Amma. A concentração final aconteceu na Praça do Jabuti 20. Os alunos fizeram apresentações de karatê, fanfarras e danças.

Na quinta-feira pela manhã, o ato cívico foi realizado no bairro Mangabeira com a participação das escolas Otoni Sá, João de Freitas Ramos, Eduardo Alves, Cararu, Paulo Sá, Elisbão Pio, Francisco Tavares de Abreu e Manoel Ferreira. Com a concentração na Rua Coronel Ednardo Weyne.

Fechando os festejos, no período da tarde, as escolas da Grande Sede participaram do desfile que foi iniciado defronte a Secretaria de Educação, sendo concluído na Praça do Polo de Lazer. Pela primeira vez equipes da Polícia Militar e do Ronda do Quarteirão participaram do ato cívico ao lado da Guarda Municipal de Eusébio, demonstrando a integração dos órgãos de segurança no município.

Em seguida, desfilaram integrantes da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA), da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), do projeto Saúde – Bombeiros e a Sociedade, seguidos pela fanfarra da Escola Mário Sales, Escola São Miguel, Núcleo de Atendimento aos Meninos e Meninas do Eusébio (Namme), Fanfarra da Escola Cararu, Escola Mundo Encantado da Criança, Escola Eduardo Alves Ramos, Escola Miriam Abreu, Escola Oscar Feitosa de Paiva, Escola Evandro Ayres de Moura, Escola Izídio José Campina, Escola das Guaribas, Escola Erotildes Melo Lima, Escola da Lagoinha, Escola Neusa de Freitas Sá.

E ainda, os alunos da Escola Josefa Sá, Escola Santa Clara, Escola Adelino Sá, A Escola Estadual Ana Bezerra de Sá, Escola João de Freitas Ramos, Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Social, Fanfarra da Escola Elisbão Pio, Secretaria de Saúde, Banda Marcial professora Marta Cordeiro e encerrando o desfile a Secretaria de Cultura.

Presentes ao evento, o Prefeito Júnior, o vice-prefeito Paulo César Feitosa, os secretários Ivonilde Silva dos Santos (Educação), Goretti Martins (Esportes), Lauro Leite (Segurança), Evalzita Frota (Gabinete), Marta Gonçalves (Desenvolvimento Social), Sebastião Albuquerque (Obras), Celso Martins (Amma), os vereadores Tarcísio da Cultura, Cira, Nonato Xilito, Ednardo Masseno, Roberto Rocha, Neila de Castro Sá, França e Michel Chokito.

A Secretária de Educação, Professora Ivonilde Silva dos Santos, parabenizou as escolas pela organização e pela beleza da caracterização dos alunos, que desfilaram em pelotões que destacaram temas como preservação do meio ambiente, combate a poluição, vida saudável, esporte e lazer. Fez um agradecimento especial ao Prefeito Júnior pelo apoio dado a Educação e todos que participaram da belíssima festa. Fechando a solenidade, o prefeito Júnior parabenizou o espírito cívico dos alunos, destacando que viu estampado no rosto dos participantes do ato cívico o amor pela Pátria. “Há 191 anos Dom Pedro I, proclamava a independência do Brasil e nesta semana estamos comemorando essa data festiva. O brasileiro gosta de imitar os americanos em quase tudo, só não imitam quanto ao patriotismo, mas vocês demonstraram esse patriotismo, o amor por essa pátria e por nossa cidade. Isso demonstra que no futuro estaremos em boas mãos, com cidadãos e cidadãs comprometidos e que continuarão com esse trabalho de buscar a melhoria de vida de todos que fazem parte dessa grande nação. Viva o Brasil, Viva o Eusébio!”, frisou.