Eusébio comemora sete anos da Escola de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz

quinta-feira | 22/03/2018

A Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz comemorou, nesta quinta-feira (22), sete anos de fundação com uma solenidade que contou com a presença do prefeito Acilon Gonçalves. Nesta mesma data o Governo do Estado comemora dez anos do projeto de massificação do ensino profissional no Estado, que conta hoje com 119 escolas nesse segmento.

Em seu pronunciamento, o prefeito Acilon afirmou que não é fácil educar um filho nos dias atuais e transformá-lo em uma pessoa digna e a Escola Profissional Eusébio de Queiroz é uma ferramenta importante nesse processo. “Essa escola hoje é uma das mais respeitadas entre as escolas profissionalizantes do Estado do Ceará. Eu entro numa escola profissionalizante com muita tranquilidade e muito mais ainda quando ela é tempo integral. Em primeiro lugar porque profissionalizar as pessoas para que depois do ensino médio possa ocupar o posto de trabalho é uma das coisas mais importantes que eu considero na vida”, avaliou.

Ele relatou que seu sonho quando era estudante era cursar a Escola Técnica Federal do Ceará, porque era a única profissionalizante do Estado. “Hoje o Governo do Estado resolveu profissionalizar os seus estudantes já no ensino médio. E vocês que estão aqui tem saído bem preparados. Porque o tempo integral é a grande ferramenta de aprendizado de estudantes. E nós acreditamos nisso desde 2008, quando começamos a implantar aqui na cidade o tempo integral”, asseverou.

Observa que o Tempo Integral leva o aluno para um ambiente que ele mais gosta, que é a escola. Porque ela faz parte da vida de cada um deles. “Tudo isso faz com que ao final do ano, vocês tenham crescido e amadurecido. E crescimento de vocês é o maior presente que vocês dão para diretores, coordenadores e professores. Nós da cidade estamos maravilhados com isso, e queremos, cada vez mais, ampliar esse ensino integral em nosso município”.

“Hoje o governo do Estado está ampliado o tempo integral para a Escola Manoel Ferreira, que fica na Mangabeira. É mais um passo para termos uma Educação Integral para todos. Queremos que chegue às demais escolas estaduais do município. Parabéns a Escola Eusébio de Queiroz, parabéns a todos vocês por essa data”, concluiu.

Em seguida falou a diretora da instituição de ensino, professora Maria das Graças Silveira de Paula, que destacou o amor que tem pela escola e pelo município. “Quando a Secretaria de Educação me propôs dois municípios para que eu escolhesse um para ficar a frente da direção do Ensino Profissional, não tive dúvidas

em escolher o Eusébio. Conhecia pessoas que tinham ligação com o município e já tinha ouvido falar do grande trabalho que vinha sendo realizado aqui na Educação. Fui muito bem acolhida por todos, pelo prefeito e secretaria. Hoje dou gloria a Deus por essa minha escolha”, comentou.

O evento contou com a presença da Banda de Música do Eusébio, do dueto de vozes do NAEC, e apresentações culturais dos alunos. Participaram da solenidade os secretários Goretti Frota (Educação), Mário Lúcio (Saúde), a vereadora Neila Martins, presidente da Câmara do Eusébio e o vereador França.

A Escola

A Escola Estadual de Educação Profissional Eusébio de Queiroz foi inaugurada em 16 de Maio de 2011, pelo Governo do Estado do Ceará para reforçar o sistema de ensino em tempo integral e profissionalizar jovens para atender a demanda do mercado de trabalho. A Escola tem uma estrutura de 4,5 mil metros quadrados e conta com 12 salas de aula climatizadas, 06 laboratórios, auditório com 201 lugares, biblioteca, ginásio poliesportivo e dependências administrativas.

São oferecidos os cursos técnicos em Química, Logística, Biotecnologia e Eletromecânica, que têm suprindo a demanda na área técnica e formando profissionais de nível médio no município. Com capacidade para atender 540 estudantes, o estabelecimento funciona em tempo integral, das 7 às 17 horas.

Os Cursos

O Técnico em Eletromecânica é um profissional de nível médio de categoria especializada, capaz de atuar nos diversos segmentos do setor produtivo, principalmente o de caráter industrial. A habilitação técnica nesta área visa atender e sustentar tecnicamente o desenvolvimento dos diversos segmentos da nossa sociedade. O profissional pode executar, fiscalizar, orientar e coordenar diretamente serviços de manutenção e reparo de equipamentos eletromecânicos, instalações e arquivos técnicos específicos, bem como conduzir e treinar as respectivas equipes.

O Técnico em Logística atua em empresas industriais, comerciais, de serviços e do agronegócio, em qualquer ponto da cadeia logística e das funções correspondentes, desde o relacionamento com os fornecedores, passando pelos processos de logística de entrada, operações, saída, pós-venda e reversa, com visão de gestão integrada do processo, de modo a otimizar custos e nível de serviço.

O técnico em Química pode atuar em indústrias nas áreas de petroquímica, refino do petróleo, alimentos e bebidas, papel e celulose, cerâmica, fármacos, cosméticos, têxtil, pigmentos e tintas, vernizes, plásticos, PVC e borrachas, fibras, fertilizantes, cimento, reagentes, matéria prima para a indústria química de base, polímeros e compósitos, bem como em laboratórios de pesquisa e controle químico.

Por sua vez, o técnico em Biotecnologia é o profissional que auxilia e executa atividades laboratoriais e industriais, nelas incluído o controle de qualidade, relacionadas à biotecnologia animal e vegetal. Atua na produção de imunobiológicos: vacinas, diluentes e kits de diagnóstico.