Eusébio conclui Campanha de Prevenção ao Uso de Drogas 2018

sexta-feira | 06/07/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Assessoria Especial de Políticas sobre Drogas, encerrou, nesta sexta-feira (6), a IX Campanha de Prevenção ao Uso de Drogas com a realização do Workshop – Ações de Prevenção na Atenção Primária. O evento, voltado para médicos, enfermeiros e profissionais de nível médio das Unidades Básicas de Saúde do município, foi realizado na Câmara Municipal de Eusébio.

O Workshop abordou os temas: “A arte de cuidar”, tendo como facilitadora a psicóloga Miriam Barreto, e “Entrevista Motivacional”, com a psiquiatra Susana Ramirez e a “Intervenção Breve”, coordenado pela assistente social Micheline Bravo, assessora Especial de Políticas sobre Drogas do Município. O Workshop contou, ainda, com diálogos entre os presentes para melhor entendimento dos temas abordados.

Segundo Micheline, esses modelos de abordagem, tratados no evento, serão levados para os territórios pelos profissionais de saúde. “Neste ano abordamos o protagonismo juvenil em nosso município, com a criação de duas leis muito importantes, uma criando o Comitê Permanente Intersetorial de Prevenção ao Uso de Drogas e outra criando a Escola para a Promoção da Vida”, destaca.

Micheline pontua que a Escola para a Promoção da Vida trabalha com o público específico – alunos das escolas da rede municipal, em situação de vulnerabilidade. “Chamamos isso de prevenção seletiva. Eles serão encaminhados para a nova unidade no contraturno. A Escola para a Promoção da Vida vai propiciar a esse adolescente, qualidade de vida, mediação de conflitos, cultura de paz, resiliência e habilidades de vida”.

O prefeito Acilon Gonçalves ressalta, ainda, que a Escola vai incentivar a cidadania, fomentar a qualificação profissional, desenvolver atividades culturais, educativas e exercícios da cidadania, fomentar o respeito a vida e a dignidade do ser humano e promover a rejeição da violência em todas as suas formas. “Será uma escola com direção, coordenação, professores com uma proposta pedagógica voltada para a formação cidadã. É mais uma vacina que estamos aplicando para a melhoria de nossa sociedade”, arrematou.