Eusébio conclui campanha Novembro Azul com atividades em toda a cidade

terça-feira | 03/12/2019

A Prefeitura de Eusébio concluiu a campanha Novembro Azul com um torneio de Futsal realizado na sexta-feira (29), no Ginásio Joaquim Gregório, que foi vencido pela equipe da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, que venceu o time da Secretaria de Educação por 1 X 0. Participaram também da competição as Secretarias de Saúde, Câmara Municipal, AMMA, Cultura e Turismo e a de Esporte e Juventude.

Durante todo o mês foram realizadas ações nos bairros com a participação das equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) nos três territórios – Jabuti – Sede e Mangabeira. Também foram realizadas atividades junto a empresas sediadas no município, como a Marquise. A atividade teve como tema a campanha novembro azul e saúde do homem para além do câncer de próstata.

A enfermeira da equipe de Saúde da Família e integrantes da equipe NASF sede abordaram temas como: o que é a próstata; sintomas de alterações na próstata; autocuidado; qualidade de vida; posturas; saúde mental e alimentação saudável. Ao final, alguns homens tiraram dúvidas mais específicas com os profissionais.

Outra ação pontual foi realizada na Capela Nossa Senhora Aparecida, durante o Terço dos Homens, na Tamatanduba, com orientações sobre a prevenção do câncer de próstata. Os profissionais de saúde abordaram os seguintes temas: sinais, sintomas e tratamento do câncer de próstata; posturas e alongamentos preventivos; qualidade de vida; a importância da saúde mental; a importância da alimentação na saúde do homem – exposição de material de educação nutricional; cuidados com a saúde bucal e solicitação de exames. Já no posto do bairro, houve solicitações do exame de PSA que atendeu 20 homens.

No bairro do Jabuti, Km 20, foi promovida uma ação de alerta ao cuidado pelas equipes de Saúde da Família e NASF para os homens do território. Além das dicas sobre saúde mental, atividade física, alimentação, higiene, qualidade de vida, cuidados posturais, laborais e no trânsito, também foram abordados os sinais e os sintomas do câncer de próstata. Após esse momento, foi realizada solicitação de PSA e testes rápidos.

Aconteceu, ainda, a Palestra sobre a Prevenção de Câncer de Próstata e Qualidade de Vida para os funcionários do condomínio Alphaville Eusébio, com a presença de profissionais do NASF-Sede com a participação da enfermeira Yara Steremberg e do médico Ademar Fernandes. Já na Casa de Convivência do Idoso do Parque Havaí, os profissionais do NASF-Lagoinha, Sara Alencar (Nutricionista), Vanda Borges (Profissional de Educação Física) e Yara Steremberg (enfermeira), abordaram o mesmo tema.

Outra ação importante foi o “Dia D” na Policlínica, com atendimento com urologista e palestra. No Olho D’água aconteceu a Busca Ativa e Roda de Conversa sobre a prevenção ao câncer de próstata. No PSF da Mangabeira os homens participaram de palestras, realização de teste glicemia e coleta de exame laboratório para o PSA.

Para o prefeito Acilon Gonçalves a campanha foi vitoriosa pois conseguiu que um grande numero de homens participasse das atividades, que deram esclarecimentos sobre o câncer de próstata. “Sentimos que o preconceito, ainda existente, vem sendo superado. O homem também precisa cuidar de sua saúde, tanto quanto a mulher e para que isso ocorra a Prefeitura vem dando suporte nos postos de saúde para a solicitação de exames e prevenção”, pontuou.