Eusébio conquista 31 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

quarta-feira | 11/09/2019

O Eusébio conquistou 13 medalhas de Ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2019 (OBA-2019). Os alunos das escolas da rede municipal de ensino também conquistaram 7 medalhas de Prata e 11 de Bronze, totalizando 31 medalhas. No ranking municipal, a Escola Josefa Sá, no Urucunema, ficou em primeiro lugar com 8 medalhas de Ouro e uma de Prata.

A segunda colocada foi a Escola Izídio José Campina, da Tamatanduba, com 2 medalhas de Ouro e 8 de bronze. Em terceiro aparece a Escola Erotides Melo Lima, no Centro, com 1 medalha de Ouro, 3 de Prata e 1 de Bronze. No quarto lugar, a Escola Neusa de Freitas Sá conquistou 1 medalha de Ouro e 1 de Prata. E a quinta colocação ficou a Escola Elisbão Pio, com 1 Medalha de Ouro e a sexta colocação ficou com a Escola da Lagoinha, com 2 medalhas de Prata e 2 de Bronze. Após a oficialização dos resultados, a Prefeitura de Eusébio deverá marcar uma solenidade de entrega das premiações.

Pela primeira vez, o Eusébio teve alunos pré-selecionados para o processo seletivo de formação das equipes que representarão o Brasil em olimpíadas internacionais em 2020, são eles: Vitor Gabriel Gomes Mendonça, da Escola Elisbão Pio, tendo como professor representante na OBA, Lyeghyna Karla Andrade Machado; Gabrielly Vitoria de Araújo, Pedro Henrique Barbosa da Silva Azevedo e Rodrigo Procknov Filho, todos da Escola Josefa Sá, tendo como professora Alynne da Silva Rocha. Eles passarão por uma série de provas e os classificados para compor a seleção brasileira só serão conhecidos no próximo ano.

O Eusébio vem numa ascensão em termos de premiações na competição. Em 2013, os alunos tiveram boa participação, mas não obtiveram medalhas. Em 2014, foram duas de Bronze. Em 2015, foram três de Bronze; em 2016 outras duas de Bronze e em 2017 os alunos conquistaram quatorze medalhas entre Prata e Bronze. Já em 2018 foram três medalhas de Ouro, 16 de Prata e 2 medalhas de bronze, totalizando 21. Neste ano foram 9 medalhas a mais, demonstrando o interesse dos alunos com relação às disciplinas

Segundo o professor Jairo Cardoso, o objetivo dos organizadores da OBA no Eusébio é que no próximo ano participem de 100 a 150 alunos da competição. “Neste ano foram entre 35 a 40. Outra reivindicação e que a Olimpíada faça parte do calendário anual da Secretaria Municipal de Educação para que todas escolas possam inscrever seus alunos e assim obtermos resultados melhores ainda,” disse.

A equipe de professores que está à frente da organização da OBA no Eusébio são: José Ediberto Ramos de Abreu (Escola Neusa de Freitas Sá); Jerônimo Costa Cardoso (Escola da Lagoinha); Jairo Cardoso da Costa, Escola Izídio José Campina); Allynne Silva Rocha (Escola Josefa Sá) e Luzianne Marques (Escola Erotides Melo Lima) e Lyeghyna Karla Andrade Machado (Escola Elisbão Pio).

Segundo a Secretária de Educação Goretti Frota, a OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo, os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. “Todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome, como também todos os professores envolvidos no processo, os diretores escolares e as escolas”, pontua.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca o feito dos alunos que concorreram com mais de 800 mil estudantes brasileiros do ensino fundamental e médio de todo o país. Ele enfatiza a importância da competição como incentivo à pesquisa científica em sala de aula. Diz que os alunos vencedores geralmente se motivam ainda mais para ganharem mais prêmios e isso cria um círculo virtuoso de prosperidade tanto para o aluno quanto para a Escola.

Veja abaixo a relação dos premiados:

Escola Izídio José Campina

Kamille Victoria Silva Vidal (Ouro); Luan Henrique Campina Gomes (Ouro); Aparecida Morais de Sousa Carlos (Bronze); Francisco Alisson da Silva (Bronze); Iara Saboia da Silva (Bronze); José Carlos Pereira da Silva Filho (Bronze); Jusciê Campina Silva Santos (Bronze); Maria Vera Lúcia Capistrano Lopes (Bronze); Rafaele da Silva Oliveira (Bronze); Vanessa Pereira da Silva (Bronze).

Escola Erotides Melo Lima

Luiz Henrique de Oliveira Fernandes (Ouro); Ana Vitória Feitosa da Silva (Prata); Gabriel de Sousa Salvino (Prata); Raimundo Vaney Vieira de Macedo Filho (Prata); Yan Rodrigues Lima (Bronze)

Escola da Lagoinha

Ana Lívia Sousa da Silva (Prata); Erick Arthur de Morais Carvalho (Prata); Taila do Santos Assunção (Prata); Maria Clara Pereira da Silva (Bronze)

Escola Neusa de Freitas Sá

Ana Kelvya Sousa da Costa (Ouro); Giovana Barbosa Lemos (Bronze)

Escola Josefa Sá

Davi Lucas de Lima Soares (Ouro); Enzo Lopes Rodrigues (Ouro); Fernando da Silva Andú (Ouro); Gabrielly Vitoria de Araújo Forte (Ouro); João Gabriel Costa Alves (Ouro); Pedro Henrique Barbosa da Silva Azevedo (Ouro); Rodrigo Procknov Filho (Ouro); Rony Pires Granvilla Borges (Ouro); Arthur Guerreiro de Amorim (Prata).

Elisbão Pio                                       Vitor Gabriel Gomes Mendonça (Ouro)