Eusébio conquista a medalha de prata no Prêmio Peteca Nacional

terça-feira | 13/11/2018

O Eusébio conquistou a medalha de prata no Prêmio Nacional do Peteca 2018 (MPT na Escola), com o curta metragem “Posso te ajudar, só não vale me explorar”, produzido por alunos da Escola de Ensino Infantil e Fundamental do Cararu. O trabalho foi realizado pelos alunos Antonio Kaik de Sousa (11 anos), Bruna Silva (11), Elvis Eduardo (11), Samara Rodrigues (10) e Isabelli Cristina (10), todos do 5º ano, sob supervisão da professora de teatro Ana Paula Bezerra Sá e da diretora da Unidade de Ensino, Guiomar Frota.

Segundo a professora Ana Paula, a Escola vinha a três anos participando do prêmio com uma peça de teatro, vencendo a fase municipal, mas na fase estadual quando tinha que apresentar um vídeo acabava ficando pelo caminho. “Neste ano, resolvemos juntar a experiencia do teatro e com auxilio e amigos decidimos competir com um curta metragem. O trabalho foi feito em conjunto com toda a equipe participando, desde a elaboração do roteiro à gravação das cenas”, ressaltou.

Segundo ela, o filme conta a história de cinco crianças que são forçadas a trabalhar na agricultura. Com isso, o rendimento escolar não é o mesmo e elas não tem tempo de lazer. Mostramos nesse vídeo que o trabalho infantil é prejudicial. A mensagem que passamos é que a criança pode sim auxiliar, mas não pode ser explorada a ponto de perder aulas e não ter tempo pra brincar,”, pontuou.

Disse que as filmagens foram feitas com uma câmera de celular e com uma profissional. “Inicialmente realizamos a filmagem em sala de aula e depois gravamos as cenas externas numa horta do seu Vilamar, aqui na Precabura. Foram dois dias de filmagens. Depois conseguimos montar o trabalho, que obteve esse grande resultado”, destacou. O curta tem pouco mais de 5’30’’, embalado pela música “Cuida de mim”, da cantora Angélica.

A diretora da Escola, Guiomar Frota observa que a conquista é fruto do trabalho que a Escola vem realizando nos diversos projetos do Tempo Integral, “participamos de todos os projetos municipais e também de outros através de parcerias, como o Aflorar, com o Sesc. Temos crianças engajadas e motivadas, o que nos permite sonhar mais. O prêmio é um incentivo para que os alunos se esmerem na aprendizagem e na participação dos projetos”, enfatiza.

Na disputa nacional, o curta metragem “Posso ajudar mais não vale explorar” obteve 52 pontos, meio ponto a menos que o apresentado por uma escola da cidade de Ladário (MS), que venceu a disputa.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, a medalha de prata no Prêmio Peteca Nacional, coroa o trabalho que vem sendo realizado no Eusébio contra o trabalho infantil. “Temos o engajamento das escolas e de toda sociedade para a erradicação do trabalho infantil. Quero dar os parabéns aos alunos, direção e professora pelo excelente resultado. Ele servirá de motivação para que no próximo ano tenhamos outros trabalhos do mesmo nível ou melhores para que mais prêmios sejam conquistados por nossos alunos”, ressaltou.

Clique no link para ver o vídeo medalha de prata nacional: https://youtu.be/v0MjdJ8gcoE