Eusébio conta agora com Inventário e Diagnóstico da Oferta Turística

sexta-feira | 22/03/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou nesta quarta-feira (20), solenidade de entrega e apresentação do Inventário e Diagnóstico da Oferta Turística do Eusébio (CE), fruto de uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O secretário de Cultura e Turismo de Eusébio, Léo Abreu, destacou que o trabalho teve início em abril de 2018. “Depois de vários encontros entre Secult e representantes do IFCE, alunos e professores do Instituto foram a campo para captar informações relevantes para elaboração do inventário e diagnostico turístico do município”, disse.

Estiveram presentes na solenidade os vereadores:  Tarcísio da Cultura, Chico do Posto, França, Elenilson, Neila de Castro; o secretário de Cultura e Turismo Léo Abreu; os professores do IFCE e coordenadores responsáveis pelo projeto, Amaury Gurgel Neto e José Sólon Sales e Silva; o professor e coordenador do Laboratório de Políticas Públicas  do IFCE- Campus Fortaleza, professor Marcius Tulius Soares Falcão; a presidente da Associação do Artesãos de Eusébio (AARTE) – Madalena Marques; representantes da Associação dos Moradores e Amigos da Precabura e Ângela Ortiz, representante da Fiocruz- Unidade Eusébio.

O Inventário da Oferta Turística (Invtur), segundo Léo, é uma metodologia de trabalho pela qual se busca o levantamento, a identificação, o registro, e a divulgação dos atrativos, dos serviços e equipamentos turísticos, além das estruturas de apoio ao turismo disponíveis em uma determinada localidade, para orientar o planejamento e o gerenciamento apropriado do processo de desenvolvimento turístico.

De acordo com a metodologia do Invtur, três as categorias foram inventariadas: categoria A – Infraestrutura de Apoio ao Turismo, categoria B – Serviços e Equipamentos turísticos e categoria C – Atrativos Turísticos.  O documento foi estruturado em dois volumes, onde no primeiro se encontra o Diagnóstico da Oferta Turística do Eusébio e no segundo volume o Inventário propriamente dito.

“O Invtur de Eusébio-CE é um marco para o município pois é o seu primeiro e abre possibilidades para uma maior aproximação da atividade turística, por conseguinte, a inclusão social via turismo”, diz o documento.  Conforme o prefeito Acilon Gonçalves, desde que o Eusébio passou a fazer parte do mapa do Turismo Brasileiro em 2017 na categoria C, o município vem buscando desenvolver o setor, e o diagnóstico será uma ferramenta importante nesse trabalho.

Entre as sugestões dadas está o desenvolvimento de projetos na área turística, com o intuito de aproveitar as potencialidades locais e criação de novos atrativos; criação do Conselho Municipal de Turismo;  cursos de qualificação na área do turismo; criação de roteiros integrados com outros municípios, como, por exemplo, entre Fortaleza e Eusébio; Eusébio e Aquiraz, dentre outros.

O diagnóstico avaliou que o município tem um potencial para o turismo de negócios, por isso propõe investimento nos equipamentos de hospedagem existentes. Ressalta, ainda, a necessidade de criação de alternativas de entretenimento, de equipamentos turísticos e culturais diversos como parques temáticos, criação de um espaço para mostra de atividades culturais, exposições e apresentações de grupo culturais. Os incentivos fiscais também são importantes, no caso de implantação de novos empreendimentos no ramo da hospedagem.

Na área de alimentos e bebidas destaca que o setor está bem estruturado e com pessoal capacitado.  Cita ainda uma variedade de serviços, equipamentos de lazer e instalações esportivas, como casas de shows, clubes de tiro, campos de futebol, arenas, autódromo, oferecendo produtos para todos os tipos de visitante.

Outro ponto do diagnóstico é com relação a algumas praças que estão sendo bons exemplos de parceria público-privada, com a manutenção a cargo das empresas e instituições particulares que adotam o espaço. Diz que esses locais podem ser explorados turisticamente, com a realização de eventos de pequeno e médio porte.

Dentre os atrativos naturais do município, cita a Lagoa da Precabura que é considerada o maior espelho d’água da Região Metropolitana de Fortaleza; Lagoa do Polo de Lazer e o Rio Pacoti, que é o maior dos cursos d’água que atravessam a Região Metropolitana de Fortaleza, com sua nascente na Serra de Baturité, percorrendo cerca de 150 km até desembocar no mar. “Sendo assim, o município de Eusébio tem um maior potencial turístico a ser explorado e desenvolvido nos atrativos culturais”, revela.

Destaca também o espaço ativo voltado às artes – o Núcleo de Arte e Cultura Aloísio Bruno – NAEC – com atividades realizadas de segunda a sexta e vários movimentos culturais que aproveitam o espaço para apresentações.  Sugere a construção de um memorial voltado à história do município e que o espaço do NAEC pode ser utilizado não só para atividades artísticas convencionais, mas com outras formas de arte, como a renda de bilro, o trabalho com cerâmica, dentre outros.

Finaliza, pontuando a criação de iniciativas para a construção de mais empreendimentos hoteleiros, pois sem hospedagem pessoas participantes de eventos que se deslocam de outras cidades teriam que se hospedar em Fortaleza.