Eusébio continua com a campanha vacinação antirrábica neste mês de dezembro

quarta-feira | 01/12/2021
Já foram vacinados 91.505 cães, o que representa 91.71% do total existente no município (Foto: PME/Arquivo)

Em continuidade com a Campanha de Vacinação Antirrábica, a Prefeitura de Eusébio já atingiu, até esta terça-feira (30), 91,71% (9.505) dos cães e 70,05% (3.377) dos gatos já vacinados, totalizando 12.922 animais (84,85%), superando, portanto, a meta que é de 80% programada. As equipes volantes continuam fazendo repescagem, inclusive com busca ativa de animais de rua para também serem vacinados.

O Governo do Estado deu o prazo até dia 27 de dezembro para que os municípios vacinem todos cães e gatos e envie os dados para a Secretaria de Saúde do Estado. As equipes de endemias continuam visitando os condomínios e locais com baixa cobertura vacinal satisfatória. O setor de endemias e zoonoses dispõe disponibiliza a vacina antirrábica durante todo o ano.

O prefeito Acilon Gonçalves pontua que a vacinação tem como objetivo manter a boa cobertura vacinal que o Eusébio vem obtendo anualmente. “Pedimos aos tutores de cães e gatos que demonstrem seu amor aos bichinhos levando-os para receber a dose da vacina antirrábica, pois assim estarão imunizando o animalzinho e impedindo problemas maiores no futuro”, destaca.

A doença

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

período de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças. O período de incubação está relacionado à localização, extensão e profundidade da mordedura, arranhadura, lambedura ou tipo de contato com a saliva do animal infectado; da proximidade da porta de entrada com o cérebro e troncos nervosos; concentração de partículas virais inoculadas e cepa viral.

Nos cães e gatos, a eliminação de vírus pela saliva ocorre de 2 a 5 dias antes do aparecimento dos sinais clínicos e persiste durante toda a evolução da doença (período de transmissibilidade). A morte do animal acontece, em média, entre 5 e 7 dias após a apresentação dos sintomas.