Eusébio cria Comitê de Combate ao mosquito Aedes Aegypti

terça-feira | 22/08/2017

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, criou o Comitê Municipal Intersetorial de Combate ao mosquito Aedes Aegypti, com a finalidade de promover políticas públicas para prevenção e ações de combate as arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya) no município. As reuniões do comitê são quinzenais e em conjunto com representantes das secretarias de Desenvolvimento Social, Educação, Guarda Municipal, Obras e Serviços Urbanos, da Autarquia de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), da Câmara Municipal do Município, da Associação Municipal das Igrejas Evangélicas, com participação do Secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio e técnicos.

As ações visam intensificar as atividades para diminuir a incidência dos casos de arboviroses no município. De acordo com o Mário Lúcio, o foco principal é voltado para reprimir a proliferação do vetor das viroses, o mosquito Aedes aegypti. “Já se sabe que cerca de 80% dos focos de proliferação do mosquito estão nas residências. Por isso, é de fundamental importância que a população se conscientize que deve no mínimo, uma vez por semana, realizar uma busca na sua residência e verificar se não há local com acúmulo de água onde o mosquito pode se proliferar." Ressalta o secretário.

O Prefeito Acilon Gonçalves ressaltou a importância de ter mais aliados na luta contra o mosquito Aedes aegypti. Ela lembrou que esse é um trabalho que deve ser feito pela administração municipal, mas também é de suma importância que a população se junte e faça a sua parte. “Com o comitê, será possível alcançar mais pessoas sobre os cuidados contra o Aedes aegypti”, diz.

Atualmente, a situação do Eusébio em relação ao número de casos confirmados, segundo o último boletim da Secretaria de Saúde do Estado, é de 4 casos de dengue, 129 de chikungunya e nenhum de Zika. Mesmo com a incidência baixa de casos, o prefeito diz que é preciso não descuidar da prevenção, manter recipientes que possam acumular água virados para baixo, evitar objetos como tampa de garrafas, caixas d’água, em ambientes favoráveis ao acúmulo de água, entre outras medidas.