Eusébio cria Comitê de Gestão de Resultados para ampliar a eficiência e eficácia da máquina pública

sexta-feira | 26/02/2021
O COGER vai assessorar o Prefeito do Município, definir diretrizes e estabelecer medidas a serem seguidas pelos órgãos que integram a administração municipal (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio criou, através do decreto 883/2021, o Comitê de Gestão e Resultados (COGER) com o propósito de assessorar o Prefeito do Município, definir diretrizes e estabelecer medidas a serem seguidas pelos órgãos que integram a administração municipal. O Comitê realizou a sua primeira reunião nesta quarta-feira (24), com a presença do prefeito Acilon Gonçalves. Segundo o secretário de Finanças e Planejamento, Alexandre Cialdini, que coordena o colegiado, o prefeito orientou que as secretarias que compõem a estrutura organizacional mais próxima do Gabinete pudessem trabalhar de forma convergente para melhorar a gestão pública.

O COGER é composto pelo Secretário de Finanças e Planejamento, Alexandre Cialdini; pelo Secretário de Governo e Desenvolvimento da Gestão, Raimundo Nonato Damasceno; pela Secretária da Controladoria Geral, Ana Lúcia Felipe Alves e pelo Procurador Geral do Município, Celso Torres. “Nesse primeiro encontro discutimos algumas leis que já foram aprovadas, como: a Lei do Refis; a Lei da Conta Única, que institui uma programação financeira do município e também um conjunto de ações que vamos realizar no sentido de melhorar os fluxos de pagamento e orientar os processos administrativos, isso de forma consensual entre os secretários que estão envolvidos no projeto e os demais que compõem a administração”, ressaltou Cialdini.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o COGER se reunirá quinzenalmente e cada secretario terá o apoio de sua equipe técnica, para deliberar sobre diversos assuntos, inclusive no que diz respeito a apresentação dos dados contábeis e financeiros bimestralmente e do exercício anterior de 2020. “Queremos garantir o equilíbrio financeiro sustentável do Tesouro Municipal, o cumprimento de metas fiscais de resultado primário e compromissos legais e constitucionais; consolidar o modelo de gestão baseado em resultados; e elevar a eficiência, a eficácia e a efetividade da administração municipal”, disse o prefeito.

De acordo com o Secretário-Executivo da Sefin, Sidney dos Santos, no COGER os secretários poderão compartilhar suas dificuldades e apresentar sugestões e inovações, “através do COGER, a Prefeitura irá se instrumentalizar para ter o controle de toda uma ambiência de governança, como fluxo de caixa, os projetos e ações com seus cronogramas de execução financeira, o acompanhamento por cada secretário e a prestação de contas da execução dessas ações e projetos,” ressalta.

A ideia principal do COGER é acompanhar se as medidas definidas como prioritárias estão sendo executadas dentro do planejamento e na qualidade correta. “Isso evita a dispersão das ações, é uma forma que o gestor tem para melhor supervisionar as ações de cada secretaria. Os secretários também poderão utilizar o COGER apresentar os problemas e dificuldades que estão encontrando para que se busque soluções compartilhadas”, completou Cialdini.