Eusébio cria de forma pioneira a disciplina

segunda-feira | 13/01/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Educação, realiza o lançamento da disciplina “Formação Humana e Cidadania” no próximo dia 16, às 9 horas, no plenário da Câmara Municipal. A disciplina fará parte do currículo escolar a partir deste ano. Na oportunidade será realizada a primeira reunião técnica com o objetivo de sensibilizar sobre a importância da nova matéria, apresentar sua estrutura e o material didático, construir a metodologia de trabalho e explorar estratégias metodológicas para aplicação do conteúdo programático.

Segundo o Prefeito Júnior, trata-se de uma iniciativa inovadora que tem como objetivo fortalecer os laços familiares, a amizade, abordar a ética e a cidadania, combater o preconceito, o Bullying, o uso de drogas e destacar os demais valores que parecem esquecidos pela sociedade. “Essa disciplina pioneira trará frutos positivos , pois estaremos formando cidadãos compromissados, éticos e cientes de seus direitos e deveres. Cidadãos que saberão a importância do bom relacionamento em família e em sociedade”, destaca o prefeito.

A disciplina será ministrada a alunos do 6º ao 9º ano em 16 escolas da rede pública municipal e terá carga horária de uma hora semanal. O planejamento da disciplina, incluído o conteúdo programático, está a cargo da Egeiros Educacional, empresa licitada para este fim, e pelos técnicos da Secretaria de Educação.

O conteúdo programático para o 6º e 7º ano prevê as seguintes matérias: Família, incluindo valores, sentimentos, ética e cidadania nas relações; Eu e Meus Amigos, que destaca os costumes, comportamentos e convivências; Somos Todos Amigos, que tem como principal tema o Bullying; Ética e Cidadania; O Preconceito; Afeto e Respeito; O Que São Drogas; Redes Sociais; Direitos e Deveres; Ser e Ter, Eis a Questão e Sociedade Feliz, que aborda os valores humanos.

Já os alunos do 8° ao 9º ano terão um aprofundamento com relação ao tema Bullying, desde seu significado, motivos, agressores, vítimas e como resolver o problema. Também receberão noções sobre o Cyber Bullying, nova modalidade em época de redes sociais. Outra matéria abordará o alcoolismo e o tabagismo, que atuará de forma preventiva junto aos adolescentes. Eles terão ainda noções sobre Violência Doméstica; Direitos Humanos e Prevenção ao Crack.