Eusébio cria mais de 16 mil empregos em 2015

quarta-feira | 27/01/2016

Apesar da crise econômica que o país passa nos últimos anos, tendo como conseqüência uma forte retração de todos os setores produtivos, o município de Eusébio conseguiu se sobressair na criação de empregos com carteira assinada em 2015, ficando entre os cinco municípios do Ceará em número de vagas abertas, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego. Foram 16.504 novas oportunidades criadas no município. Fortaleza ficou em primeiro lugar com 288.610 vagas; seguida de Maracanaú, com 22.274; Caucaia, com 20.191 e Juazeiro do Norte, com 17.616 empregos criados.

Apesar de ser um município, ainda, de pequeno e médio porte, o Eusébio ficou a frente de outras potencias econômicas do Estado, como Sobral, que abriu 10.598 vagas; São Gonçalo do Amarante, detentor do Porto do Pecém e entorno, com 8.062 empregos; Aquiraz, um dos maiores pólos turísticos do Estado, com 6.487, além de Aracati, com 5.056 e Crato, com 5.001 vagas abertas.

O setor que mais empregou em 2015 no Eusébio foi o de Serviços, que empregou 7.224 trabalhadores. O setor foi aquecido com a chegada de diversas empresas, dentre elas as de Call Center e restaurantes. Em seguida, a Indústria de Transformação, que é crescente no município, com 3.710 vagas. No ano passado pode ser citada a chegada da empresa Avanti Brasil Sistemas Eólicos Ltda, que produz máquinas e equipamentos para esse setor.

Já a construção civil continua em expansão no município, com vários empreendimentos lançados no decorrer do ano. O setor que é muito volátil abriu 3.487 vagas. Outra área que teve destaque, foi a do Comércio, que abriu 1.783 empregos. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel, o setor do Comércio vem numa crescente devido a chegada de grandes empreendimentos, como supermercados e lojas de departamentos.

O Prefeito Júnior observa que para este ano a expectativa é que novos empreendimentos se instalem no município, destacando a existência de alguns protocolos em análise atualmente pela administração. “Hoje temos três grandes pólos industriais, o Jabuti, o Autódromo e o Centro, cada um com sua característica. Nosso objetivo é ampliá-los de forma sustentável trazendo para nosso município empreendimentos que se preocupem com o meio ambiente e a sustentabilidade e absorvam principalmente a mãos de obra dos trabalhadores eusebienses”, frisou.