Eusébio cria WhatsApp para agendamento do grupo prioritário da 1ª fase que ainda não recebeu vacina contra a COVID-19; o número atende outros serviços

quinta-feira | 11/03/2021
Através do número de WhatsApp (085) 99245 2308, é possível agendar a vacinação domiciliar deste grupo (Foto: Imagem/PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, está disponibilizando um canal de comunicação para o agendamento da vacinação contra o coronavírus dos moradores do Eusébio que fazem parte do grupo prioritário da primeira fase da vacinação (população idosa acima de 75 anos e acamados, e profissionais de saúde do município que atuam diretamente com pacientes com COVID-19) que ainda não foram vacinados.

Através do número de WhatsApp (085) 99245 2308, é possível agendar a vacinação domiciliar deste grupo. Na mensagem, recomenda-se enviar os seguintes dados para o agendamento: nome completo, data nascimento, número da carteira de identidade ou CPF e o endereço. Vale destacar que vacinação desta etapa continua sendo realizada de forma domiciliar para evitar aglomerações.

O secretário de Saúde do Município, Josete Malheiros, esclarece que os frascos contêm 10 doses e só podem ser abertos se houver o número suficiente de pessoas para receber as vacinas, pois nenhuma dose pode ser desperdiçada. As rotas da vacinação são organizadas por território. “Estamos esperança que daqui a no máximo dois meses, esse problema de carência de vacinas seja resolvido para que a imunização seja ampliada para o conjunto das novas faixas etárias e novas categorias”, comenta.

Segundo ele, em breve, será a vez dos profissionais de saúde da rede privada. “Estamos atualmente atendendo a vacinação em sua primeira etapa, que abrange os profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos. Estamos concluindo a rede pública e deveremos em breve estar chamado os profissionais da rede privada que atuam diretamente com pacientes com síndrome gripal e COVID-19”, pontuou. Ainda através do mesmo serviço, é possível fazer agendamentos de atendimentos realizados nos Postos de Saúde do Município.

Cartão de Vacinas

O serviço pode ser usado também pelos pais para buscarem informações sobre a atualização das doses de vacinas do calendário de imunização de seus filhos. Josete observa que, em função da pandemia, muitas pessoas ficaram com receio de comparecer aos postos de saúde para realizar a vacinação de rotina que imuniza contra diversas doenças, tais como: paralisia infantil, tétano, tuberculose e meningite. “Pelo WhatsApp, os pais podem enviar mensagem falando sobre a situação vacinal de seus filhos e, ao mesmo tempo, fazer um agendamento prévio com horário e dia marcados nas Unidades Básicas de Saúde, para que possa com maior brevidade e segurança colocar em dia o cartão de vacina do filho,” enfatizou.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, mesmo no atual contexto da pandemia, quando as unidades de saúde estão todas voltadas para o enfrentamento da COVID-19, o Poder Público não pode deixar de lado os cuidados gerais com a saúde dos cidadãos. “A vida continua e os cidadãos precisam do atendimento nos Postos para a manutenção da saúde. Nós continuaremos trabalhando firmemente no enfrentamento da COVID-19, mas também continuaremos com os demais atendimentos pois a população precisa deles para preservar a saúde de uma forma geral,” detalhou.