Eusébio cumpre ‘Desafio 7’ do Selo Unicef e realiza Encontro do NUCA

sábado | 09/02/2019

A Prefeitura de Eusébio, através das secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, realizou, nesta quinta-feira (7), o Encontro do NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Eusébio. O evento ocorre em cumprimento do “Desafio 7 do UNICEF – Debatendo sobre Saúde Sexual e Reprodutiva”. Participaram mais de 60 adolescentes de escolas de Ensino Fundamental II, de Instituições de Acolhimento e Organizações da Sociedade Civil.

O tema central do debate foi “qualificar a demanda por serviços de saúde para adolescentes com foco nos direitos sexuais”. Os temas do Unicef são colocados para o município que adere a busca pelo Selo Unicef 2017/2020, e os adolescentes têm que cumprir junto com o mobilizador de adolescentes, Makciel Castro e a gestão municipal, 42 atividades divididas em 8 desafios. Esse foi o desafio 7.

A discussão contou com perguntas norteadoras e foi conduzida por Makciel Castro e pela enfermeira Kelane Silva. Durante a atividade, foi possível debater sobre gravidez na adolescência, sexualidade, responsabilidade e cuidados com o corpo. Conforme Makciel, o encontro, além de cumprir o chamado Desafio 7, fez parte também da semana de discussão sobre a gravidez na adolescência, proposta pelo governo federal através da lei 13.798 de 2019.

No evento, foram entregues a todos os presentes a “caderneta do adolescente,” que tem informações sobre adolescência e ainda serve como um cartão de vacinas, visto que nela há espaço para preencher os dados e o espaço do adolescente para acompanhamento das vacinas.

O encontro contou com a participação dos adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Eusébio (NUCA), profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), professores de referência das escolas, além das coordenadoras da atenção básica; enfermeiras Nelci Lopes e Jadir de Sousa. Participaram, ainda, o secretário-executivo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Armando de Paula e a coordenadora do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE) da Secretaria de Educação, Maria do Carmo Santos (Carmosa).

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, agora a missão os adolescentes que participaram da atividade é reproduzir o conhecimento adquirido e levar o conteúdo para seus espaços de participação, na escola, família, praças e suas mídias sociais. “A ação foi realizada com apoio intersetorial das secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, sendo plena de êxito. Assim cumprimos mais uma atividade

que faz parte do rol proposto pelo Unicef para o ano de 2019 rumo a manutenção do Selo Unicef, município amigo da Criança e do Adolescente”, enfatiza o prefeito.