Eusébio dá exemplo de redução da evasão escolar com projeto de Busca Ativa

terça-feira | 08/11/2022
Thayná e sua mãe Anaís Campos comemoram o novo momento na vida escolar (Fotos: Fernanda Toyomoto/UNICEF)

O projeto Busca Ativa Escolar do Eusébio foi destaque no site do UNICEF, ao retratar a história da aluna Thayná Gomes, que cursa o 9º ano na Escola Municipal Maria de Fátima Façanha Silveira e havia desistido de estudar devido as dificuldades que estava enfrentando no aprendizado, mas através do trabalho em parceria entre o UNICEF e a Prefeitura de Eusébio, retornou aos estudos e tem belos planos para o futuro . A Busca Ativa Escolar é uma iniciativa do UNICEF e parceiros e é realizado em parceria com a Prefeitura de Eusébio, com o objetivo de reduzir a evasão escolar.

Segundo o secretário de Educação do Município, Júlio César da Costa Alexandre, a Busca Ativa Escolar é um programa superimportante para as crianças e jovens, desenvolvido em parceria com o UNICEF e realizado dentro de uma programação que a escola tem com a Secretaria de Educação. “O primeiro elemento para garantir a permanência dos alunos nas escolas é que a sala de aula funcione bem, isto é, que os alunos estejam aprendendo. Isso é de suma importância,” salientou.

Entende que a docência do professor é a peça principal e inicial para que os alunos possam aprender e gostar de ir à escola. Observa que outros atrativos a escola possui, como por exemplo, as relações que os alunos travam dentro das escolas, mas observa que mesmo assim algumas famílias apresentam fragilidades que muitas vezes fazem com que as criança possuam infrequência, “então identificamos essa infrequência e a partir daí a escola passa a investigar porque isso ocorre e recorre à Secretaria, através da equipe da Busca Ativa, para fazer visitas às famílias e tentar fazer com que as crianças e jovens possam retornar a escola”, observa.

O secretário destaca que a verificação da frequência escolar é um indicador superimportante para que isso possa ocorrer, “identificando o problema, a Secretaria e a Escola buscam parceiros, seja na Saúde, na Assistência Social, na Cultura, seja em qualquer política que possa auxiliar que os alunos possam retornar à escola. Temos obtido sucesso com isso, e a infrequência têm reduzido e isso é superimportante para que as crianças possam ter um bom aprendizado”, avaliou.

Com relação ao caso de Thayná, a equipe da Busca Ativa Escolar orientou sua família sobre a importância da frequência escolar da adolescente. O resultado é que hoje Thayná tem outras perspectivas de futuro, quer se formar em Direito, ter uma casa e uma bicicleta, e por isso entende que é importante estudar para aprender mais e se desenvolver. O trabalho especializado também é comentado por sua mãe, Anais Ferreira Campos, que falou de sua felicidade em ver minha filha retornando à escola.
O município de Eusébio participa da edição 2021-2024 do Selo UNICEF. Ao aderir ao Selo UNICEF, os municípios se comprometem a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes – como a estratégia Busca Ativa Escolar, por exemplo.

O prefeito Acilon Gonçalves diz que a Busca Ativa Escolar é uma estratégia que o Eusébio vem adotando desde seu primeiro mandato e que vem dando excelentes resultados, mantendo os índices de evasão escolar reduzidos no município. “Destacamos o apoio do UNICEF nesse trabalho de identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão escolar. Essa parceria tem sido muito positiva para a Educação do Município”, argumentou.