Eusébio dá início ao Tempo Integral nas 37 escolas municipais

segunda-feira | 02/04/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação (Seduce), deu início nesta segunda-feira (2) ao período do Tempo Integral nas 37 escolas da rede municipal de ensino. Neste ano, 80% dos alunos matriculados optaram pelo sistema, ou seja 10.672 dos 13.340 matriculados, um recorde desde quando o projeto foi iniciado pelo Executivo Municipal em 2009. Nos anos anteriores a média ficava entre 60 a 70% dos alunos. Segundo a secretária de Educação, Goretti Martins, esta primeira semana, ainda, será de ajustes.

Ela assevera que a Seduce colocou seis equipes de técnicos em campo para dar o suporte necessário às escolas nesses primeiros dias. A secretária observa que estão sendo feitas visitas nas escolas para que as demandas sejam detectadas e supridas. Neste ano, devido a grande procura de novos alunos, houve a necessidade de melhorias estruturais nas escolas para atender os alunos e profissionais. “Foi necessário esse período para que nenhum aluno ficasse fora da escola”, revelou.

Segundo o coordenador do Tempo Integral da Seduce, professor Alexandre Alves, o aluno tem uma carga horária e 50 horas semanais, permanecendo no ambiente escolar de 7 às 17 horas. A novidade deste ano, é que em todas as escolas, o Tempo Integral passa a ser optativo.

No ano passado a Prefeitura fez a experiência de criar três polos, formados pelas escolas: Neusa Freitas de Sá (Sede), Raul Tavares II (Jabuti) e Paulo Sá (Mangabeira), onde o período oferecido era somente o integral. Diz que apesar do êxito da experiência, a pedido dos pais o sistema passou a ser opcional. “O pedido é devido alguns alunos terem outras atividades extraescola, como cursos de inglês, esportes e outras atividades, por isso essa decisão”, disse Alexandre.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que o projeto conquistou, ao longo dos nove anos, o crédito perante a sociedade eusebiense devido os resultados obtidos pelos alunos, “são alunos mais preparados para a vida e para o aprendizado. Ao chegarem ao ensino médio, são reconhecidos por serem diferenciados e isso é fruto de um trabalho que envolve toda a administração. Nossa experiência hoje é exemplo para outros municípios, inclusive para a Capital, que veio buscar no Eusébio o que temos de melhor para elaborar o seu projeto na área”, destacou o prefeito.

Desde 2016, o projeto vem realizando a formação extensiva dos monitores e mediadores visando uma melhor qualidade das atividades oferecidas. Além das atividades esportivas, lúdicas, tarefas orientadas e capacitações oferecidas durante o segundo período, as escolas agora contam com o projeto “Caravana dos Ritmos”, no horário do recreio, sempre na primeira e ultima sexta-feira do mês. O projeto oferece atividades aeróbicas para os alunos, sendo mais um atrativo para tornar o ambiente escolar atrativo. A primeira edição acontecerá no próximo dia 27 de abril, no total 25 escolas receberão o projeto.