Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Eusébio dá segmento ao trabalho de revisão do Plano Diretor com capacitação e visitas de campo

quarta-feira | 21/03/2018

Após a realização do Fórum 1 para a apresentação do Plano Diretor Participativo (PDP) de Eusébio à sociedade civil, na terça-feira, os trabalhos de revisão tiveram continuidade, nesta quarta-feira (21), com a Capacitação da Equipe Técnica e do Comitê Municipal do PDP, quando foi feita a apresentação, de forma detalhada, do conteúdo do Plano. O evento aconteceu na Sala dos Conselhos, que fica na Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA).

Segundo a coordenadora dos trabalhos, a arquiteta Simone Morais, da Urbi Consultores S/S Ltda, empresa contratada pela Prefeitura de Eusébio para ficar a frente da revisão da norma, o objetivo é que cada membro da Equipe Técnica e do Comitê Gestor (sociedade civil e poder público) entenda melhor como funcionará o plano em todas suas etapas, para que possa contribuir com propostas e posteriormente auxiliar na sua implantação. “Como os participantes serão multiplicadores do Plano nas comunidades, eles devem estar bem inteirados sobre o mesmo”, destacou.

Ela acrescentou que foi realizada também uma atividade complementar que foi o Grupo Focal (entrevistas técnicas), quando foram colhidos os primeiros dados sobre a realidade do município e elaborada a construção das rotas da visita de campo a ser realizada pelos técnicos da empresa, destacando os principais pontos a serem visitados e observados. As visitas devem ocorrer nesta quinta e sexta-feira.

Essa atividade contou com a participação de representantes das organizações governamentais e não governamentais, membros do Comitê Municipal do PDP, idosos e outras pessoas detentoras de conhecimento sobre a história e a realidade atual do município.

Conforme o presidente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), Celso Rodrigues, o objetivo maior dessa programação é a realização dos trabalhos de campo, para que a equipe de elaboração da revisão do Plano, conheça a realidade de cada localidade e converse com os moradores sobre as demandas existentes que servirão para apoiar a elaboração do Produto 03 (Leituras da Realidade Municipal).

Ele assevera que a participação da Equipe Técnica Municipal para o desenvolvimento das atividades apresentadas, assim como de todos os eventos relativos ao PDP de Eusébio, será essencial para o bom andamento do projeto.

A Equipe Técnica da Consultora é formada por: Simone Soares (arquiteta e urbanista), Lauro Chaves (economista), Lusiane Freitas (especialista em meio ambiente) e Vera Freitas (assistente social). A Equipe Técnica Municipal, por sua vez, é composta por: Celso Henrique Martins (Coordenador Geral do PDP), Alessandra Marrocos (Coordenadora Técnica do PDP), André Luís de Souza (Obras), Sebastião Carneiro (Obras), Antônio Marques, Rafaela Oliveira (Cultura), Adriana Bezerra (Saúde), Eilson Gurgel (Desenvolvimento Econômico), Thaisa de Lima, Martha Maria Mendes (Desenvolvimento Social) e Maria Stella Lima (AMMA).

Para o prefeito Acilon Gonçalves o Plano Diretor vem modernizar a legislação existente, que já é bastante avançada, mas que necessita de alguns ajustes para acompanhar as grandes transformações urbanísticas e sociais que a cidade vem sofrendo nos últimos anos. “Queremos uma lei para o presente e que proporcione um futuro com desenvolvimento sustentável, em todos os seus aspectos”, declarou o gestor municipal.