Eusébio debate Políticas de Segurança Alimentar

terça-feira | 29/04/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou nesta terça, 29 de abril, uma reunião de assessoramento sobre a Política de Segurança Alimentar e Nutricional, com a participação da nutricionista Joelma Braga, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará. O evento contou com a presença de representantes de várias secretarias municipais.

No encontro foi apresentada a Política de Segurança Alimentar do Estado, o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e seus componentes – o Conselho de Segurança Alimentar, a Comissão Intersetorial de Segurança Alimentar e a Conferência. “Nessa palestra indicamos o que o município deve fazer para participar do Sisan, que é a porta de entrada para a aprovação de projetos na área, como também para o recebimento de recursos federais”, disse Joelma Braga.

Ela destaca que o Eusébio tem uma política bem avançada no setor, pois criou desde 2011 o seu conselho municipal, e elaborou a sua minuta da Lei Orgânica de Política de Segurança Alimentar e Nutricional. “Neste evento discutimos alguns encaminhamentos e providências para fortalecer essa política”, disse.

Segundo a representante da SDS de Eusébio, Sara Alencar Xavier, o Eusébio já desenvolve diversas políticas na área de Segurança Alimentar, tais como: Programa de Complementação Nutricional, Programa Renda Mínima, Tarifa Social da Água, Aluguel Social, comemoração do Dia Nacional da Alimentação, com uma série de eventos, Programa Saúde na Escola, capacitação periódica de manipulação de alimentos, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e outras ações nas diversas áreas.